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Educacao Infantil

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Este livro discute os saberes e fazeres de educadoras em formação. Em seu contato com o cotidiano das creches, elas analisam as propostas de trabalho com diferentes grupos etários, abordam suas experiências e refletem sobre o processo que estão vivendo, sempre em diálogo com profissionais, crianças e famílias. São abordados temas da educação infantil, como a especificidade que é ser professora de bebês; a importância de adotar uma proposta que seja sustentada na experimentação, na pesquisa e na vivência com diferentes materiais e espaços; o trabalho em pequenos grupos; as dificuldades e os desafios de construir relações pautadas na escuta, na afetividade e no respeito às diferenças; a co-responsabilidade da creche e da universidade na formação de novos educadores. Em resumo, os textos aqui reunidos mostram que a qualidade da educação infantil está diretamente relacionada a fatores como compromisso, dedicação e disposição para ver e ouvir as crianças.
Publicado por Papirus Editora em 21/05/2018
Detalhes sobre o arquivo: 144 páginas.

Infância e educação infantil

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Este livro reúne onze trabalhos escritos por e para profissionais ligados à prática pedagógica com crianças de zero a seis anos. A primeira parte da coletânea agrupa estudos que, partindo dos fios da narrativa - leitura e escrita -, partilham processos de construção do conhecimento e culminam na análise das políticas públicas. A segunda parte é reservada `a discussão dos diferentes caminhos da formação, da cultura, da estética e do cotidiano na educação.
Publicado por Papirus Editora em 21/05/1999
Detalhes sobre o arquivo: 280 páginas.

Conteúdos para a Educação Infantil: Textos e Contextos

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Os conteúdos do currículo escolar sempre causaram uma série de discussões, perguntas, dúvidas e incertezas. Pensando nisso, esta obra identifica como os elementos curriculares de educação infantil, presentes na literatura e nas diretrizes oficiais da área, traduzem-se nos discursos dos professores, e, ainda, como são tratados nos textos oficiais. O livro revela indicadores que podem servir para orientar propostas curriculares e trazer reflexões voltadas aos estudos da área de Educação Infantil.
Publicado por Appris Editora e Livraria Eireli - ME em 06/11/2017
Detalhes sobre o arquivo: 122 páginas.

Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais

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O presente estudo inscreve-se no campo das políticas públicas para a infância destacando a questão da educação infantil como um dos direitos da criança. Atualmente, a criança é reconhecida como sujeito pleno de direitos, ganhando a infância maior visibilidade na sociedade, respaldada por dispositivos legais de âmbito internacional. Em contrapartida, os discursos teóricos e a realidade de milhares de crianças em todo o mundo têm revelado o estado paradoxal da condição da criança e da efetivação dos seus direitos. Portanto, o objetivo deste estudo foi o de analisar as concepções de criança, seus direitos e educação infantil apresentadas pelas educadoras das creches de Franca, e de que forma essas categorias são manifestadas nas práticas institucionais. A construção da pesquisa, referenciada na abordagem qualitativa, teve como aporte teórico-metodológico a teoria das representações sociais e o emprego de questionários e entrevistas semiestruturadas como instrumentos metodológicos para a coleta dos dados empíricos, posteriormente analisados pela técnica da análise de conteúdo. Com base nas análises desenvolvidas, constatou-se nos discursos e nas ações das profissionais representações da criança como um sujeito marcado pela condição de "vir a ser", dependente do adulto, frágil e inocente, associadas a um modelo de educação infantil escolarizante e preparatório de futuras aprendizagens. Desta forma, as representações acerca das categorias criança, direitos e educação infantil não favorecem, efetivamente, para que as crianças exerçam a condição de sujeitos de direitos e protagonistas nos espaços institucionais, e para que as creches sejam legitimadas enquanto espaços de exercício da cidadania da infância.
Publicado por SciELO - Editora UNESP em 01/01/2010
Detalhes sobre o arquivo: 193 páginas.

Educação infantil e percepção matemática

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Com o foco na educação infantil, esta obra aborda os processos de correspondência, comparação, classificação, sequenciação, seriação, inclusão e conservação, além dos sensos espacial, topológico, numérico e de medida, proporcionando ao leitor, em cada um desses tópicos, um embasamento conceitual seguido de sugestões de atividades para serem desenvolvidas com as crianças. Ao todo, são mais de 200 exemplos de atividades baseadas em situações presentes no contexto de vida infantil e apoiadas em material didático simples. Cada atividade tem por objetivo tratar algum aspecto conceitual. Enquanto o embasamento conceitual enfatiza "o que", "por que" e "para que" ensinar, as atividades sugerem como facilitar a aprendizagem de noções pré-matemáticas, sempre tendo a criança pré-escolar como referencial. Por isso mesmo, o livro inicia-se com "Quem é a criança pré-escolar" e termina com "Recados de crianças", ambos destacando características inerentes à criança e o tipo de leitura de mundo feito por ela.
Publicado por Autores Associados em 01/12/2015
Detalhes sobre o arquivo: 202 páginas.

Educação infantil no campo, na cidade e na floresta: políticas, práticas e desigualdades

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Este livro apresenta o resultado de pesquisas desenvolvidas por docentes e discentes de diferentes universidades brasileiras sobre a educação infantil. As autoras e autores empenharam-se na produção de textos que, dispostos nesta coletânea, possibilitam importantes reflexões, sempre fundamentadas em dados empíricos e documentais, que certamente serão importantes para a formulação de políticas públicas educacionais que respeitem o direito à educação de qualidade para as crianças menores de seis anos, sejam elas negras e residentes em espaços urbanos ou não urbanos, e todas as crianças residentes no campo, na floresta ou na cidade, conforme garantida na Constituição Federal e em tantos outros documentos. Nosso desejo é o de possibilitar a informação, mas, principalmente, a reflexão que movimenta, que investe, que altera as condições reais hoje vivenciadas.
Detalhes sobre o arquivo: 112 páginas.

QUE DANÇA É ESSA?

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Nesta obra, Fernanda de Souza Almeida apresenta uma possibilidade de aproximação da dança com as crianças da educação infantil, de modo que essa linguagem artística dialogue com as características e necessidades dos pequenos. De seu trabalho pioneiro resultaram: pressupostos da dança (linguagem artística, sujeito \"socioistoricocultural\", noção do corpo, estruturação espacial e diferenciação eu-outro) estratégias (interação social, jogo, improvisação e apreciação estética) e os quatro elementos da dança (corpo, movimento expressivo, espaço e ritmo), todos acompanhados de dicas, sugestões de vivência e sequências didáticas que podem ser experimentadas na prática educativa.
Publicado por Summus Editorial em 01/02/2016
Detalhes sobre o arquivo: 112 páginas.

Trabalhando com a Educação Infantil

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Publicado por Editora da ULBRA em 01/02/2016
Detalhes sobre o arquivo: 112 páginas.

Atividades lúdicas para educação infantil

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As atividades lúdicas são instrumentos de motivação para a criança: ela constrói o conhecimento e exercita suas habilidades de forma descontraída, desenvolvendo sua motricidade, seu raciocínio e sua criatividade. Sem ser pressionada, aprende interagindo com objetos, com amigos, de forma prazerosa e interessada em aprender coisas novas.
Publicado por Editora Vozes Limitada em 02/08/2011
Detalhes sobre o arquivo: 69 páginas.

Docência Masculina na Educação Infantil

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Esta obra oferece conteúdo relevante sobre formação de professores para a educação infantil. Com embasamento teórico e ancorado em sua experiência pessoal, o autor apresenta o que professores devem ser e saber fazer em sua ação cotidiana com as crianças no atual momento da escola básica brasileira. A obra também expõe a necessidade de que programas de formação de professores no Brasil priorizem a abordagem das questões relativas às diferenças de raça, gênero, classe social e cultura nas relações entre alunos e professores.
Publicado por Paco Editorial em 02/03/2015
Detalhes sobre o arquivo: 160 páginas.
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