em Portuguêsem outros idiomas

Educacao Infantil

Este livro discute os saberes e fazeres de educadoras em formação. Em seu contato com o cotidiano das creches, elas analisam as propostas de trabalho com diferentes grupos etários, abordam suas experiências e refletem sobre o processo que estão vivendo, sempre em diálogo com profissionais, crianças e famílias. São abordados temas da educação infantil, como a especificidade que é ser professora de bebês; a importância de adotar uma proposta que seja sustentada na experimentação, na pesquisa e na vivência com diferentes materiais e espaços; o trabalho em pequenos grupos; as dificuldades e os desafios de construir relações pautadas na escuta, na afetividade e no respeito às diferenças; a co-responsabilidade da creche e da universidade na formação de novos educadores. Em resumo, os textos aqui reunidos mostram que a qualidade da educação infantil está diretamente relacionada a fatores como compromisso, dedicação e disposição para ver e ouvir as crianças.
144 páginas | publicado por Papirus Editora em 2008

Qualidade em Educação Infantil

O autêntico desafio da educação infantil no final do nosso século é o desafio da qualidade. Ao longo deste importante livro, especialistas abordam os aspectos fundamentais de uma educação infantil de qualidade, traçando as características que uma escola infantil do presente e do futuro precisa ter sem esquecer a formação do corpo docente, ponto-chave da qualidade.
289 páginas | publicado por Artmed em 2007

Música na educação infantil

Neste livro, Teca reúne reflexões teóricas e sugestões práticas de caminhos da educação musical contemporânea com base em seu próprio trabalho e de pesquisadores como Delalande, Paynter, M. Schafer e Koellreutter, entre outros, e oferece aos educadores que trabalham com crianças em idade pré-escolar a possibilidade de enxergar a música como instrumento riquíssimo de formação integral do indivíduo.
143 páginas | publicado por Editora Peirópolis em 2002

Educação infantil pós-LDB

As crianças de 0 a 6 anos fazem parte de uma crise, já que, desde 1988, com a nova Constituição, adquiriram o direito de serem educadas em creches e pré-escolas, passando a ser vistas como cidadãs, sujeitos de direito, e assim como todos os brasileiros estão vendo ameaçados seus direitos. Neste livro, pesquisadores brasileiros registram sua preocupação com a política nacional de educação infantil, principalmente após a LDB.
112 páginas | publicado por Autores Associados em 1999

Jogos E Brincadeiras Na Educação Infantil

Esse livro descreve um conjunto de jogos e brincadeiras – envolvendo conceitos e habilidades que são comumente trabalhados com crianças de nível pré-escolar – que deve ser utilizado de forma integrada, tanto em situações de recreação como em sala de aula. As atividades abrangem o desenvolvimento motor, a atenção, a memorização, a percepção espacial e as noções básicas (de cores, formas geométricas, lateralidade, ritmo, classificação e relações de parentesco), entre outras habilidades. Descritas de modo detalhado, as atividades podem ser facilmente utilizadas por professores da educação infantil no cotidiano escolar, com possibilidade de adaptação de acordo com a reação das crianças. Nos seus jogos e brincadeiras, as crianças aprendem muitas coisas que serão internalizadas e transformadas em conceitos, além de satisfazerem muitos de seus desejos e interesses. Na proposta aqui apresentada, elas são vistas como parceiras ativas na aprendizagem, cabendo ao professor respeitar suas características e formas de pensar.
96 páginas | publicado por Papirus Editora

Infância e educação infantil

Este livro reúne onze trabalhos escritos por e para profissionais ligados à prática pedagógica com crianças de zero a seis anos. A primeira parte da coletânea agrupa estudos que, partindo dos fios da narrativa - leitura e escrita -, partilham processos de construção do conhecimento e culminam na análise das políticas públicas. A segunda parte é reservada `a discussão dos diferentes caminhos da formação, da cultura, da estética e do cotidiano na educação.
280 páginas | publicado por Papirus Editora em 1999

Letramento na Educação Infantil

Este livro, o primeiro da série 'Educação Infantil', procura desenvolver um trabalho sobre o conceito de Letramento com atividades em sala de aula.
88 páginas | publicado por Editora E-papers

Educação Infantil: Pra que te quero?

Os autores procuraram olhar para a ação cotidiana dos educadores de creches e pré-escolas, buscando dialogar sobre as dimensões de educação e cuidado dessa prática.
164 páginas | publicado por Artmed em 2001

Como aplicar Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil

A proposta deste livro é apresentar aos educadores jogos e brincadeiras infantis, possibilitando o envolvimento com a prática pedagógica e o desenvolvimento de ações, tendo como base a importância e a necessidade do ato de brincar. Conhecendo-se a dificuldade encontrada pelo professor de ensino fundamental em obter a atenção do aluno e estimular o aprendizado, o livro mostra, através do lúdico, como tornar mais fácil essa tarefa. É um livro destinado a profissionais de educação e estudantes que procuram se atualizar no assunto, que estão em busca de desafios e desejam obter mais informação a respeito da utilização de brincadeiras na educação infantil. Analisando cada fase do desenvolvimento da criança e conhecendo um pouco mais do seu universo, o educador terá uma boa base para elaboração das suas aulas, aproveitando ao máximo jogos e brincadeiras no seu dia a dia.
100 páginas | publicado por Brasport

Encontros e encantamentos na educação infantil

Esse livro busca revelar vivências de educadoras em formação. A obra procura ser resultado de experiências vividas no cotidiano da educação infantil, em creches e pré-escolas públicas, durante o estágio curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina. Capítulo após capítulo, experimento após experimento, as autoras pretendem oferecer aos educadores a oportunidade da redescoberta das linguagens, da reinvenção de significados e reacender em alunos e professores o desejo de aprendizagem.
200 páginas | publicado por Papirus Editora em 2000
  1    2    3    4    5    6    7    8    9    10   Próxima »   Última página »