PDF sobre educacao infantil: 1 a 10 de 477 arquivos da pesquisa em BuscaPDF [gl]

Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais

books.google.com.br/books?id=ua-Wqi9RuOMC&dq=educacao...
O presente estudo inscreve-se no campo das políticas públicas para a infância destacando a questão da educação infantil como um dos direitos da criança. Atualmente, a criança é reconhecida como sujeito pleno de direitos, ganhando a infância maior visibilidade na sociedade, respaldada por dispositivos legais de âmbito internacional. Em contrapartida, os discursos teóricos e a realidade de milhares de crianças em todo o mundo têm revelado o estado paradoxal da condição da criança e da efetivação dos seus direitos. Portanto, o objetivo deste estudo foi o de analisar as concepções de criança, seus direitos e educação infantil apresentadas pelas educadoras das creches de Franca, e de que forma essas categorias são manifestadas nas práticas institucionais. A construção da pesquisa, referenciada na abordagem qualitativa, teve como aporte teórico-metodológico a teoria das representações sociais e o emprego de questionários e entrevistas semiestruturadas como instrumentos metodológicos para a coleta dos dados empíricos, posteriormente analisados pela técnica da análise de conteúdo. Com base nas análises desenvolvidas, constatou-se nos discursos e nas ações das profissionais representações da criança como um sujeito marcado pela condição de "vir a ser", dependente do adulto, frágil e inocente, associadas a um modelo de educação infantil escolarizante e preparatório de futuras aprendizagens. Desta forma, as representações acerca das categorias criança, direitos e educação infantil não favorecem, efetivamente, para que as crianças exerçam a condição de sujeitos de direitos e protagonistas nos espaços institucionais, e para que as creches sejam legitimadas enquanto espaços de exercício da cidadania da infância.
Publicado por UNESP em 01/01/2010
Detalhes sobre o arquivo: 193 páginas.

Jogos E Brincadeiras Na Educação Infantil

books.google.com.br/books?id=v2J0GsKT_K0C&dq=educacao...
Esse livro descreve um conjunto de jogos e brincadeiras – envolvendo conceitos e habilidades que são comumente trabalhados com crianças de nível pré-escolar – que deve ser utilizado de forma integrada, tanto em situações de recreação como em sala de aula. As atividades abrangem o desenvolvimento motor, a atenção, a memorização, a percepção espacial e as noções básicas (de cores, formas geométricas, lateralidade, ritmo, classificação e relações de parentesco), entre outras habilidades. Descritas de modo detalhado, as atividades podem ser facilmente utilizadas por professores da educação infantil no cotidiano escolar, com possibilidade de adaptação de acordo com a reação das crianças. Nos seus jogos e brincadeiras, as crianças aprendem muitas coisas que serão internalizadas e transformadas em conceitos, além de satisfazerem muitos de seus desejos e interesses. Na proposta aqui apresentada, elas são vistas como parceiras ativas na aprendizagem, cabendo ao professor respeitar suas características e formas de pensar.
Publicado por Papirus Editora em 01/01/2010
Detalhes sobre o arquivo: 96 páginas.

Como aplicar Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil

books.google.com.br/books?id=Y0S20NykOf0C&dq=educacao...
A proposta deste livro é apresentar aos educadores jogos e brincadeiras infantis, possibilitando o envolvimento com a prática pedagógica e o desenvolvimento de ações, tendo como base a importância e a necessidade do ato de brincar. Conhecendo-se a dificuldade encontrada pelo professor de ensino fundamental em obter a atenção do aluno e estimular o aprendizado, o livro mostra, através do lúdico, como tornar mais fácil essa tarefa. É um livro destinado a profissionais de educação e estudantes que procuram se atualizar no assunto, que estão em busca de desafios e desejam obter mais informação a respeito da utilização de brincadeiras na educação infantil. Analisando cada fase do desenvolvimento da criança e conhecendo um pouco mais do seu universo, o educador terá uma boa base para elaboração das suas aulas, aproveitando ao máximo jogos e brincadeiras no seu dia a dia.
Publicado por Brasport em 01/01/2010
Detalhes sobre o arquivo: 100 páginas.

Encontros e encantamentos na educação infantil

books.google.com.br/books?id=7bO0kD_MdxsC&dq=educacao...
Esse livro busca revelar vivências de educadoras em formação. A obra procura ser resultado de experiências vividas no cotidiano da educação infantil, em creches e pré-escolas públicas, durante o estágio curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina. Capítulo após capítulo, experimento após experimento, as autoras pretendem oferecer aos educadores a oportunidade da redescoberta das linguagens, da reinvenção de significados e reacender em alunos e professores o desejo de aprendizagem.
Publicado por Papirus Editora em 31/12/1969
Detalhes sobre o arquivo: 200 páginas.

Racismo no Brasil

books.google.com.br/books?id=dQUI4OQfk8YC&dq=educacao...
Neste livro, Teca reúne reflexões teóricas e sugestões práticas de caminhos da educação musical contemporânea com base em seu próprio trabalho e de pesquisadores como Delalande, Paynter, M. Schafer e Koellreutter, entre outros, e oferece aos educadores que trabalham com crianças em idade pré-escolar a possibilidade de enxergar a música como instrumento riquíssimo de formação integral do indivíduo.
Publicado por Editora Peirópolis em 06/05/2016
Detalhes sobre o arquivo: 143 páginas.

Infância e educação infantil

books.google.com.br/books?id=eVUOFDsWHF0C&dq=educacao...
Este livro reúne onze trabalhos escritos por e para profissionais ligados à prática pedagógica com crianças de zero a seis anos. A primeira parte da coletânea agrupa estudos que, partindo dos fios da narrativa - leitura e escrita -, partilham processos de construção do conhecimento e culminam na análise das políticas públicas. A segunda parte é reservada `a discussão dos diferentes caminhos da formação, da cultura, da estética e do cotidiano na educação.
Publicado por Papirus Editora em 06/05/1999
Detalhes sobre o arquivo: 280 páginas.

Educação infantil pós-LDB

books.google.com.br/books?id=q_7H3RcsvGcC&dq=educacao...
As crianças de 0 a 6 anos fazem parte de uma crise, já que, desde 1988, com a nova Constituição, adquiriram o direito de serem educadas em creches e pré-escolas, passando a ser vistas como cidadãs, sujeitos de direito, e assim como todos os brasileiros estão vendo ameaçados seus direitos. Neste livro, pesquisadores brasileiros registram sua preocupação com a política nacional de educação infantil, principalmente após a LDB.
Publicado por Autores Associados em 06/05/1999
Detalhes sobre o arquivo: 112 páginas.

Letramento na Educação Infantil

books.google.com.br/books?id=52_ux1lEwZsC&dq=educacao...
Este livro, o primeiro da série 'Educação Infantil', procura desenvolver um trabalho sobre o conceito de Letramento com atividades em sala de aula.
Publicado por Editora E-papers em 06/05/1999
Detalhes sobre o arquivo: 88 páginas.

Cadê o brincar? Da educação infantil para o ensino fundamental

books.google.com.br/books?id=V7DCRuV-T8QC&dq=educacao...
Fundamentado na perspectiva histórico-cultural, este livro identifica as características do brincar das crianças nas idades de seis e sete anos, período de passagem da Educação infantil para o Ensino Fundamental. Analisa ainda em que circunstâncias os educadores criam espaços para as brincadeiras e como o fazem. Trata-se de um tema de grande atualidade num momento em que as instituições escolares, ao darem prioridade à alfabetização com o uso de materiais apostilados, cada vez mais reduzem os aspectos lúdicos nos processos educativos.
Publicado por SciELO - Ed. UNESP em 01/01/2009
Detalhes sobre o arquivo: 215 páginas.

Educacao Infantil

books.google.com.br/books?id=NPtZaXzQstgC&dq=educacao...
Este livro discute os saberes e fazeres de educadoras em formação. Em seu contato com o cotidiano das creches, elas analisam as propostas de trabalho com diferentes grupos etários, abordam suas experiências e refletem sobre o processo que estão vivendo, sempre em diálogo com profissionais, crianças e famílias. São abordados temas da educação infantil, como a especificidade que é ser professora de bebês; a importância de adotar uma proposta que seja sustentada na experimentação, na pesquisa e na vivência com diferentes materiais e espaços; o trabalho em pequenos grupos; as dificuldades e os desafios de construir relações pautadas na escuta, na afetividade e no respeito às diferenças; a co-responsabilidade da creche e da universidade na formação de novos educadores. Em resumo, os textos aqui reunidos mostram que a qualidade da educação infantil está diretamente relacionada a fatores como compromisso, dedicação e disposição para ver e ouvir as crianças.
Publicado por Papirus Editora em 06/05/2016
Detalhes sobre o arquivo: 144 páginas.
[1] 2345Mais
© 2016 BuscaPDF.com.br - Todos os direitos reservados