PDF sobre envelhecimento: 1 a 10 de 11897 arquivos da pesquisa em BuscaPDF

Microsoft

Promover o envelhecimento activo ENTREVISTA - ENVELHECIMENTO - 2010

issuu.com/marciavaladas/docs/promover_envelhecimento...
Luís Jacob destaca que as pessoas idosas, com o decorrer do seu processo de envelhecimento, ficam pouco autónomas, acabando as instituições estatais e não governamentais por ter um trabalho importante. Destaca as universidades seniores, afirmando que estas têm um papel fundamental no envelhecimento activo, uma vez que se sentem úteis, diminuindo o risco de depressão e de isolamento.
Enviado por marciavaladas em 14/06/2011
Detalhes sobre o arquivo: 2 páginas.

Envelhecimento activo e redes de suporte social - ENVELHECIMENTO - REDES DE APOIO - 2005

issuu.com/marciavaladas/docs/4._env_redes_suporte...
Segundo Paúl (2005) envelhecimento activo é o processo de optimização de oportunidades para a saúde, participação e segurança, no sentido de aumentar a qualidade de vida durante o envelhecimento. O cuidado familiar é importante para o idoso, contudo tende a gerar-se um sentimento de paternalismo por parte dos filhos ou cônjuge, que surtirá efeitos menos positivos no idoso, sendo por isso necessária a existência de diferentes redes de suporte, já que estas vão contribuir para o bem-estar físico e mental dos idosos.
Enviado por marciavaladas em 14/06/2011
Detalhes sobre o arquivo: 14 páginas.

Envelhecimento e políticas sociais. ENVELHECIMENTO - ACTUALIDADES - 2006

issuu.com/marciavaladas/docs/envelhecimento_e_politic...
Na óptica de Martins, a pessoa idosa perde alguma autonomia levando ao seu isolamento e consequentemente à sua dependência, o que traz preocupações para os governantes, já que é um problema social, estando constantemente à procura de soluções, passando estas a designar-se “políticas de velhice”. Estas políticas continuam a ser escassas para as necessidades da população idosa, uma vez que não têm em conta a individualidade de cada idoso, principalmente a sua experiência de vida.
Enviado por marciavaladas em 14/06/2011
Detalhes sobre o arquivo: 15 páginas.

Animação de idosos ENVELHECIMENTO - ANIMAÇÃO IDOSOS - 2007

issuu.com/marciavaladas/docs/manualanimacaoidosos...
O envelhecimento da pessoa começa logo na sua concepção, estando dividido em três, o envelhecimento psicológico, o biológico e o social. Para este autor um envelhecimento bem sucedido é em boa parte resultado de uma animação eficaz, trazendo vantagens ao nível físico, mental e emocional, ajudando no seu desenvolvimento pessoal e social, já que faz o idoso sentir-se parte de algo. É fundamental que os animadores tenham em conta as especificidades de cada idoso, uma vez que esta população é heterogénea.
Enviado por marciavaladas em 13/06/2011
Detalhes sobre o arquivo: 26 páginas.

Envelhecimento activo: um olhar multidimensional sobre a promoção da saúde CONGRESSO-2008

issuu.com/marciavaladas/docs/envelhecimento_activo_vi...
Este documento tem origem no VI Congresso Português de Sociologia, destacando-se o rápido envelhecimento da população que resulta numa preocupação com a saúde das pessoas idosas. Tem como referência o programa “Envelhecer com Qualidade” da Câmara Municipal de Viana do Castelo que realça a importância da promoção e da prevenção da saúde, nomeadamente os factores de ordem mental e social que têm grande impacto no envelhecimento activo desta população.
Enviado por marciavaladas em 14/06/2011
Detalhes sobre o arquivo: 12 páginas.

Envelhecimento e qualidade de vida: o desafio actual. ENVELHECIMENTO-QUALIDADE DE VIDA-ESTUDO-2005

issuu.com/marciavaladas/docs/envelhecimento_e_qualida...
O envelhecimento pode ser definido como o conjunto de transformações que acontecem ao longo da idade, depois da fase da maturidade. Depois de o desenvolvimento atingir o seu máximo, as capacidades físicas e mentais começam a regredir, acabando por ocorrer, após os 65 anos, um envelhecimento mais acelerado. Para que se continue a ter saúde nesta etapa da vida é fundamental ter em conta os factores do meio e os comportamentos relativos ao estilo de vida adoptado, deixando um pouco de lado a programação genética.
Enviado por marciavaladas em 13/06/2011
Detalhes sobre o arquivo: 14 páginas.

O envelhecimento em Portugal: situação demográfica e sócio-económica recente das pessoas idosas

issuu.com/marciavaladas/docs/envelhecimento_pt_ine...
São considerados idosos homens ou mulheres cuja idade seja igual ou superior a 65 anos. Em Portugal os idosos estão, cada vez mais, representados na nossa pirâmide etária como está patente no documento. Do lado oposto encontram-se os jovens, que ao longo dos anos estão a diminuir, ocorrendo, então, o fenómeno do envelhecimento demográfico. Pode-se constatar também que mais de metade dos idosos não tem qualquer tipo de instrução, bem como a maioria desta população é inactiva (81%).
Enviado por marciavaladas em 14/06/2011
Detalhes sobre o arquivo: 5 páginas.

Indice de envelhecimento 2011

issuu.com/cimpin/docs/indice_de_envelhecimento_rc_201...
indice, de, envelhecimento
Enviado por cimpin em 14/11/2012
Detalhes sobre o arquivo: 1 páginas.

Curso de psicologia do envelhecimento

issuu.com/cuidardeidosos/docs/curso_psicologia_do_env...
Apresentar informações para profissionais de saúde, estudantes e demais pessoas interessadas no estudo do envelhecimento, em especial sobre os aspectos psicossociais envolvidos nesta etapa da vida.
Enviado por cuidardeidosos em 25/08/2010
Detalhes sobre o arquivo: 40 páginas.

Envelhecimento & Saúde

issuu.com/institutodesaude/docs/47-idoso...
Boletim do Instituto de Saúde Nº 47
Enviado por institutodesaude em 01/10/2012
Detalhes sobre o arquivo: 108 páginas.
Tags: brasil · is · saude · saude coletiva
[1] 2345Mais
© 2017 BuscaPDF.com.br - Todos os direitos reservados