em Portuguêsem outros idiomas

Cuidar da Pessoa com Esquizofrenia em processo de Reabilitação Psicossocial (Portuguese Edition)

Este relatório de mestrado em Enfermagem de Saúde Mental permitiu-nos documentar os cuidados especializados prestados a 16 cidadãos do género masculino com esquizofrenia em processo de reabilitação psicossocial. Na sua maioria adultos, solteiros, da região sul de Portugal, com uma média de 9 anos de escolaridade, com história de consumo de substâncias (álcool, tabaco, haxixe, cocaína, heroína e anfetaminas), institucionalizados na Casa de Saúde do Telhal (CST) há mais de 11 anos. Todos apresentam diagnósticos de enfermagem das várias dimensões do adoecer, com exceção da dimensão comportamental excitatória, sendo os de maior prevalência: “Conhecimento sobre Processo de doença/Cuidados na doença/Tratamento, Não Demonstrado”; Cognição, Comprometida”; “Processo Social, Alterado”; “Autoestima, Diminuída”. Foram desenvolvidos 4 programas de intervenção: consulta de enfermagem de saúde mental e psiquiatria (CESMP); atelier de estimulação cognitiva (AEC); programa de desenvolvimento de competência intrapessoais, interpessoais e profissionais (PDCIIP); programa de psicoeducação (SABER+). A satisfação global com os programas foi superior a 7 (numa escala de 1 a 10) e os resultados que foram percebidos pela maioria dos reabilitandos situaram-se acima das suas expectativas iniciais. De uma forma geral, todos registaram ganhos: no desempenho cognitivo (em particular os que beneficiaram do AEC); na adaptação psicossocial – nomeadamente ao nível do insight; os reabilitandos que beneficiaram do programa SABER+ melhoraram ainda os comportamentos demonstrados de aceitação do estado de saúde; no bem-estar psicológico – nomeadamente ao nível da autoestima (sobretudo os que beneficiaram da CESMP e/ou do PDCIIP), dos afetos positivos e dos comportamentos de motivação; nos vários domínios da qualidade de vida (QdV) medidos pelo WHOQOL-Bref em particular o domínio ambiental; todos elevaram o seu nível de conhecimentos nos 3 eixos em que que se estruturou o programa de psicoeducação (processo da doença, cuidados na doença, tratamento da doença); na adesão à medicação, sobretudo os que integraram o programa de psicoeducação, contudo todos tendem a necessitar de ajuda parcial para conseguir demonstrar conhecimento no cumprimento do esquema terapêutico e estão envolvidos em treinos supervisionados de preparação e autoadministração.
Publicado por createspace.com em 28/03/2014 | Autoria: Bruno Romao

Cabeça na Nuvem: A internet implantada. (Portuguese Edition)

O implante da plataforma Geogle em seu cérebro. Essa experiência faz com que Tales passe a administrar dois personagens. Ou seriam três agora? Seriam seis hemisférios a serem monitorados? Ou o novo avatar é quem administra e dá as ordens? Seriam reais aquelas visões e vozes? Quem pode afirmar definitivamente que compreende? Seja como for, seus pensamentos se projetam em cenas holográficas à sua frente. Gradativamente vai treinando sua capacidade até torna-se um ser cibernético, ciborgue, com conflitos de sua índole diante de um poder imensurável. Os cientistas sabiam que iriam lidar com fatos curiosos. Por isso o escolheram. Sua mente era especial. Destino de todos nós em breve? Nos porões do nosso cérebro cada um aflora seu poder de forma distinta ou seremos seres padronizados? O que realmente aconteceria com aquelas duas personalidades? Uma em conflito por encontrar um cérebro danificado, a ser reconstruído. E outra ao sentir todo o esplendor de poder remodelar seu cotidiano outrora medíocre.Mas aquele bug hospedeiro, parasita, continuaria a lhe perseguir. E a batalha judicial agora se dá no plano mental virtual. O leitor vai descobrindo até o final da história a verdadeira condição de Tales e desvendando assim seu cérebro nativo.
28 páginas | Publicado por Bubok em 26/02/2014 | Autoria: Luc SoAr

Aqui Entre Nós (Portuguese Edition)

Autor(es): Luc SoAr Formatos: Print, EPUB. Como pode? Elas contracenam tão maravilhosas na mídia... É claro, todos nós sabemos... com um exército de profissionais por trás até eu (!?)... Mas, o melhor de tudo é ficar bela e radiante na raça, na luz do dia ou da lua. E se você soubesse como esses mágicos especialistas mexem suas varinhas de condão? E se você tivesse acesso a essas informaçoes? Que mulher já não passou por essa experiência: conseguiu depois de muito custo ($ custo $ mesmo1!!) finalmente achar seus produtos adequado e depois de um tempo .... Seu cabelo lindo e brilhante e sua pele jovem, quase como se uma peça pregada contra você, para de funcionar. Será que mudar para um novo conjunto de produtos é a solução? E se for, por quanto tempo? Já conviví nos bastidores de toda essa encrenca. E posso dizer pra você: registrei alguns(?) ( muitos) conselhos e técnicas desses verdadeiros magos. Convivi com o pessoal que pesquisava. Profissionais de expressivas empresas no ramo da beleza. Fotógrafos, maquiadores, produtores de moda, consultores, diretores de arte, ufa! Vamos compartilhar juntos essa experiência! Beleza natural. Saúde em dia com o verão. Todos os toques. Todas as peles, corpos, cores e perfumes. Um guia para o seu lado "caliente".
43 páginas | Publicado por Bubok em 07/03/2014 | Autoria: Luc SoAr

Psicose e Laço Social: esquizofrenia, paranóia e melancolia (Portuguese Edition)

Os laços sociais atam-se a partir de discursos. Mas o que acontece com aqueles que, estruturalmente, estão fora das relações já estabelecidas pela sociedade em que vivemos? Antonio Quinet, psicanalista, psiquiatra e doutor em filosofia pela Universidade de Paris VIII, lança as bases para se pensar o fora-do-discurso da psicose e sua busca de laço social. Ao abordar os três tipos clínicos da psicose – esquizofrenia, paranóia e melancolia –, investiga de que forma os psicóticos se inserem nos discursos. Para tanto, toma como base o campo do gozo e a teoria dos discursos de Lacan. Promovendo o retorno aos fundadores da clínica psiquiátrica (como Pinel, Kraepelin, Bleuler, Esquirel e Séglas), o autor reaviva a clínica da psicose – um tanto esquecida hoje pela psiquiatria de manual de diagnóstico. Desse modo, além de oferecer um avanço para o tratamento da esquizofrenia e da paranóia, distingue a melancolia dos estados depressivos neuróticos, fornecendo os subsídios clínicos e éticos para uma crítica à banalização contemporânea da "depressão". Psicose e laço social inclui ainda análises valiosas de casos clínicos como o do Homem dos Lobos, o do matemático John Nash (retratado no filme Uma mente brilhante) e o de Simão Bacamarte (protagonista de "O alienista", de Machado de Assis).
258 páginas | Publicado por Zahar em 30/06/2006 | Autoria: Antonio Quinet

Personalidade Psicótica e Psicose (Portuguese Edition)

O estudo da psicose como doença é mais ou menos recente, mas o hábito de lidar com ela sob outro rótulo já é muito antigo. Considerada uma doença demoníaca, levava pessoas às fogueiras e era algo que necessitava mais de padre que de médico. Hoje, sabemos que não é nada disso: trata-se de uma doença como qualquer outra; causa imenso sofrimento; é de caráter hereditário e se desenvolve de acordo com determinadas situações em que a pessoa com propensão genética vive. Atinge o grupo familiar como um todo em sua forma de ligação, e quando aparece em um de seus membros mostra a doença daquela determinada família, não do indivíduo isolado dentro da família.Em 43 de prática clínica junto aos psicóticos de todas as gravidades, a antológica psiquiatra e psicanalista Carmem Dametto elaborou uma teoria própria, sempre visando o máximo benefício para seus pacientes em detrimento de tudo o mais. Personalidade Psicótica e Psicose traz ainda uma seção completa de perguntas e respostas transcritas de palestras com estudantes e profissionais.
216 páginas | Publicado por KBR em 13/01/2014 | Autoria: Carmem Dametto

Cadê minha sorte. A luta de um pai contra a esquizofrenia de um filho (5064/1-1000-368-2009) (Portuguese Edition)

Autor: Mario Sergio Limberte - Editora Scortecci Sinopse O livro conta a história da doença que acometeu meu filho André, que perdi aos 30 anos de idade, em maio de 2007: a esquizofrenia. A partir das primeiras suspeitas na pré adolescência, comecei a estudar em livros médicos procurando conhecimento para poder ajudá-lo. Procurei livros escritos por um pai ou mãe, e não encontrei nenhum em português, por esta razão decidi escrever. Nela conto como é a convivência familiar para tentar diagnosticar, superar e conviver com uma doença crônica, incurável e como ela compromete o jovem doente e todos os membros da família. O leitor vai conhecer os momentos alegres e felizes de uma família de classe média, e como a doença foi se apoderando lentamente mudando o paradigma das nossas vidas. Os sinais precoces da esquizofrenia vão surgindo insidiosamente sem que os pais se dêem conta de tão sutis que são. O livro visa orientar pais de um modo geral, doentes e educadores que podem detectar sinais precoces do transtorno lidando com a criança na escola. Fornece informações importantes aos portadores. Não é um livro médico, mas os profissionais de saúde mental poderão saber o que acontece com o paciente depois que ele deixa a sala de consulta e vai para o seu lar. Há cerca de um milhão e novecentos mil portadores de esquizofrenia no Brasil. A obra contém poemas, pensamentos, cartas e contos tirados do diário do André e mais importante ainda; depoimentos de outros doentes. André era dentista, compositor, tocava vários instrumentos musicais sem nunca ter frequentado escola de música. Conquistou a faixa preta em taekwon-do, fez curso de cinema e teatro nos Estados Unidos e como ator atuou no grupo teatral do Clube Pinheiros. O livro aborda temas relacionados à doença numa linguagem simples e accessível ao público não médico como: -O que é esquizofrenia e a dificuldade em se fazer um diagnóstico. -Sinais e sintomas precoces na infância e pré adolescência. -Teorias sobre as causas. Medicamentos e seus efeitos colaterais. -Abordagens terapêuticas -Mortalidade e comorbidades. -O porquê do alto índice de suicídios e doenças cardiovasculares em esquizofrenia. -Como lidar com um surto psicótico. O estigma e preconceito. -Drogas ilegais com sintomas semelhantes aos da esquizofrenia e confundem os pais.
278 páginas | Publicado por Editora Scortecci em 30/11/2009 | Autoria: M.S. Limberte

Delírios (Portuguese Edition)

Quem é capaz de definir o que é loucura? Até que ponto uma pessoa pode ser considerada sã? Será que viver em um mundo onde jornadas de trabalho gigantes nos impedem de um contato mais próximo com nossa família, os amigos, pode ser considerado normal? Não seríamos todos nós um pouco loucos? O livro Delírios mostra a vida de Alécio, um jovem que passou por experiências mentais que o levaram ao limite entre a loucura e a normalidade. Com pouco mais de 10 anos de idade, ele descobre possuir sintomas de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Criava regras mentais que precisavam ser cumpridas a todo o custo, e este seria apenas um dos problemas que enfrentaria. Através de histórias que levam a um mergulho nas drogas – utilizadas, a princípio, para amenizar o TOC – em delírios acordados e surtos de esquizofrenia, você acompanha a busca de uma convicção de vida e a forma que este jovem encontrou para alcançá-la. Uma busca pelo óbvio, nem sempre aparente, uma luta pela sanidade de pensamentos e de atos visando, quem sabe, a uma vida melhor.
131 páginas | Publicado por Canal 6 Editora em 10/09/2013 | Autoria: Alécio Cunha

Vitória "O pensamento vivo'' (Portuguese Edition)

Sobre o livro: Vitória é uma readaptação do filme Mulher Invisível de Claudio Torres, nessa versão o autor tenta colocar o livro de maneira mais parecida com uma visão esquizofrênica, sendo a estória mais voltada a ficção cientifica.
90 páginas | Publicado por Canal 6 Editora em 20/11/2013 | Autoria: karl leihs

O entardecer de um guerreiro (Portuguese Edition)

historia de superação baseado em fatos reaisdivulgação das dificuldades de pessoas com transtornos mentais e superação, público alvo área de saúde, psiquiatria e familiares.baseado em fatos da vida real do autor, que leva a reflexão sobre como a sociedade lida com indivíduos portadores de deficiência mental.
73 páginas | Publicado por Canal 6 Editora em 20/08/2013 | Autoria: Danilo Antonio Moser
  1    2   Próxima »   Última página »