PDF sobre políticas educacionais brasileiras: 1 a 8 de 8 livros digitais em Português para o Kindle da pesquisa em BuscaPDF [am]

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Relações de força e políticas educacionais no Brasil: a caixa de Pandora brasileira

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O que Pandora e sua caixa pode nos revelar sobre a política educacional brasileira? O tema da centralidade da educação básica e sua incorporação como direito social transpassa todo este livrocom um enfoque teórico que se propõe a desvelar a realidade a partir de suas contradições e relações entre singularidade, particularidade e universalidade.A análise se propôs a entender o seu desenvolvimento histórico apartir de sua gênese, captando categorias mediadoras para apreender a totalidade. Concentramos nossa análise naspolíticas governamentais para a Educação Básica no Brasil porquediante da complexidade e da desigualdade do sistema educacional brasileiro qualquer estudo abarca um conjunto de escolhas que estão conectadas com a nossa trajetória. Sendo assim, as relações de força organizam e estruturam as políticas educacionais brasileiras, com o objetivo de criar e/ou fortalecer uma sociabilidade, de acordo com a conjuntura e pautada nos interesses dos governos. Nossa análise terá como referencial teórico a perspectiva gramsciana da centralidade da política. A política como aporte teórico está relacionada à ideia de entendimento do programa de ação do Estado Brasileiro no seu sistema educacional.
Publicado por: Gramma | Data de publicação: 15/03/2017
Detalhes sobre o livro digital: eBook Kindle, 204 páginas

LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação: (9.394/96) - Atualizada até a Lei 13.010 de 2014

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Texto compilado completo, com índice Kindle ativo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei Federal nº 9.394) de 1996, atualizada até a Lei nº 13.010 de 2014.A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil, da educação básica ao ensino superior. Trata-se, portanto, de matéria essencial para todos os profissionais de educação, sobretudo para aqueles que pretendam prestar concurso público para provimento de cargos nessa área.A LDB 9394/96 reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal. Estabelece os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.A LDB 9394/96 aborda também temas como os recursos financeiros e a formação dos profissionais da educação.
Data de publicação: 16/09/2014
Detalhes sobre o livro digital: eBook Kindle, 51 páginas

A escola e os desafios contemporâneos

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Depois de escrever e apresentar uma série sobre filosofia, “Ser ou Não Ser?”, exibida em 2005 e 2006 no programa Fantástico, desenvolvi uma série sobre educação, exibida no Canal Futura. Durante as gravações, conheci escolas incríveis, todas públicas, nas diversas regiões brasileiras. Entrevistei educadores, gestores, professores, pais, alunos e aprendi muito nessas conversas. Estudei, pensei. As questões pelas quais me vi envolvida me impulsionaram a acreditar em uma escola alegre e fecunda para todos. O objetivo deste livro é compartilhar essas entrevistas que fiz com os educadores Rubem Alves, Moacir Gadotti, Cristovam Buarque, Celso Antunes, Maria do Pilar, Madalena Freire, Tião Rocha, e os portugueses José Pacheco e Rui Canário. Além das entrevistas, a primeira parte do livro apresenta, em forma de ensaios, a discussão que tenho levado aos municípios. Optei por escrever, a título de introdução, um ensaio, um livre pensar sobre a relação educação/contemporaneidade. O objetivo é fazer pensar, provocar interesse. É um empreendimento de alto risco falar do presente, que ainda não digerimos direito, mas esses erros podem nos abrir novas portas e podem nos trazer novas perguntas.
Autoria: Viviane Mosé
Publicado por: Civilização Brasileira | Data de publicação: 18/10/2013
Detalhes sobre o livro digital: eBook Kindle, 244 páginas

A Educação nas constituintes brasileiras: 1823-1988 (Colecao Memoria da educacao)

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O conjunto das normas jurídico-constitucionais constitui um campo ainda aberto à realização de pesquisas sistemáticas, na área de educação. No entanto, alguns pesquisadores têm se preocupado com a relação educação/sociedade/Estado pela mediação jurídico-constitucional, e assim a importância das fontes primárias como base de pesquisa e também as diferentes interfaces da educação com outros aspectos de significativo interesse para uma leitura dos direitos sociais, políticos e mesmo do direito constitucional.Por sua vez, a redemocratização do país conferiu a muitos a oportunidade histórica de serem atores - e até mesmo, em alguns casos, autores - de um processo singular de construção da nova Constituição brasileira. Esta oportunidade abriu espaço para a análise das circunstâncias em que foram construídos outros instrumentos jurídicos da mesma monta e quais os produtos gerados.Privilegiando uma linha de análise bem definida e centrando os estudos sobre o processo de elaboração das constituições, este livro percorre, sob novo enfoque, um longo período da história da educação brasileira: desde a primeira Constituinte Imperial de 1823 até a Assembléia Nacional Constituinte de 1987-88.Neste percurso, foram localizadas e progressivamente estudadas questões recorrentes na educação brasileira, as quais, ao longo do tempo, assumiram contornos diferentes, mobilizaram atores diversificados e se revelaram com maior clareza. Entre elas: educação como direito de todos os cidadãos, responsabilidade da família e dever do Estado; obrigatoriedade e gratuidade do ensino; liberdade do ensino; ensino público x ensino privado; ensino religioso nas escolas públicas; centralização x descentralização; financiamento do ensino.Por sua abrangência, é obra fundamental para a história da educação. Por sua temática, é obra de consulta obrigatória, especialmente quando estão sendo revistos e modificados aspectos essenciais da Constituição de 1988, inclusive relativos à educação.
Publicado por: Autores Associados | Data de publicação: 01/12/2015
Detalhes sobre o livro digital: eBook Kindle, 302 páginas

Teoria Geral da Estrutura Econômica: Demandas de "Pesquisa & Desenvolvimento": Equilíbrio Econômico Não Cooperativo

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O presente texto é prometéico em discutir a representação analítica matemática da produção agregada contínua [Y=Ÿ(1+y)e  Ÿ(1 + (y/n))ne ≡ Y=YΞΔy  Δy=Log(ΫΞ)Y], a representação analítica econômica de Cobb-Douglas [Y=A.KαN1-α  ∆[(Kα N 1-α)A]=∆y] e a representação funcional da Lei Econômica de Equilíbrio Competitivo Não Cooperativo [Qd=Pq  Qd=f(Pq) e, Pq=g(Qd)  Q=10-2p ↔ P=(10-q)/2] e, tem dois objetivos: ser replementar ao texto “Complementos à Metodologia Econômica” e ser complementar ao texto “O Urso e o Homem” (ambos editados por www.amazon.com.br).Enquanto o desenvolvimento do crescimento do conhecimento da ciência matemática, do ponto de vista analítico ao escólio da matemática mesma, convenientemente, já atribui à base das funções exponenciais a limitação a valores positivos, por considerar que a função exponencial é uma função variável contínua x//xЄIR e que Q С IR podendo resultar números complexos quando a0, a>0, a≠1; x//x Є IRY = (ΫΞ)ΔyLog (Y) = Log (ΫΞ)Δy(Y) = ℮^Log (ΫΞ)^Δy (lei dos logarítmos)se (1): Y=(ΫΞ)Δy  então (2): Δy = Log(ΫΞ)Y; logo (1) e (2) são inversas vis-à-vis. Onde Y>1, (ΫΞ)>0 e (ΫΞ)≠1; (Δy)// Δy Є IR.Ξ= (PEA)x  Loge Ξ = x.Loge (PEA) Dado que: (log ℮Ξ)/(log ℮℮) = (x.log ℮PEA)/(log ℮℮)Tomando uma função linear, se o logarítmo da inversa do crescimento econômico, elevado ao quociente da população economicamente ativa, é igual a uma constante negativa, inversa da população economicamente ativa, uma causação circular resta estabelecida, independentemente do crescimento estar focado para dentro ou estar focado para fora do território econômico. São leituras como essas dos parágrafos acima (Exceto é claro, o esforço da pesquisa básica, em evidenciar sua própria demanda de "pesquisa&desenvolvimento") que a matemática, descolada da metodologia econômica, pode representar da economia, nominando-a de “matemática econômica” e, que irão municiar as tomadas de decisão ou sua ausência. Mas, o instrumental analítico (a matemática analítica), sem a metodologia econômica científica que os fenômenos econômicos universais exigem, se torna um “sumário de dados” estatísticos - confira, HABERMAS,J., “Técnica e ciência como ideologia.” S.P. Abril Cultural, 1975 - de menor serventia que os jornais impressos do dia anterior, pois estes ainda servirão para embalagens de produtos que não agregam valor conspícuo pela aparência do invólucro ou servirão para cobrir os corpos nus pela ausência de políticas públicas de absorção e reabsorção do subemprego potencial visível na colurbação congente das Metrópoles. Ao passo que os “sumários de dados” servirão apenas para recauchutar o ‘muro de borracha’ lorensino dos ‘discursos comunicativos’...
Data de publicação: 19/05/2014
Detalhes sobre o livro digital: eBook Kindle, 208 páginas

Dermeval Saviani: Pesquisador, Professor e Educador

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O filósofo e professor Dermeval Saviani tem contribuído há mais de quatro décadas para uma nova perspectiva educacional nas áreas de História da Educação e Filosofia da Educação. Com uma obra substancial e diversificada, o teórico tornou-se referência da educação brasileira e latino-americana por seu mérito científico e seu engajamento político com a educação no Brasil. Este livro, integrante da coleção Perfis da Educação, traz o perfil pessoal e profissional de Saviani, por meio de uma introdução contextualizadora de sua produção, de uma entrevista que apresenta sua trajetória e de uma coletânea de seus principais textos sobre áreas diversas da Educação. A obra é fundamental para educadores.
Publicado por: Autores Associados | Data de publicação: 24/11/2015
Detalhes sobre o livro digital: eBook Kindle, 249 páginas

Leitura e Realidade Brasileira

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Ensaios analíticos sobre diferentes aspectos a respeito das práticas de leitura no Brasil. São onze reflexões voltadas à relação entre leitura e democracia, leitura e escola, leitura e família, com ênfase na necessidade de uma compreensão crítica da leitura de modo que o seu ensino seja incrementado em vários contextos sociais.
Publicado por: EDIÇÕES LEITURA CRÍTICA | Data de publicação: 11/12/2014
Detalhes sobre o livro digital: eBook Kindle, 114 páginas

A ignorância custa um mundo: O valor da educação no desenvolvimento do Brasil

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Gustavo Ioschpe discute a delicada e importante relação entre educação e desenvolvimento econômico.A ignorância custa um mundo discute a delicada e importante relação entre educação e desenvolvimento econômico. Com o propósito de ampliar o debate para fora dos círculos de educadores e pedagogos, atingindo um público maior e não acadêmico, o autor se propôs a buscar respostas para várias questões controversas relacionadas ao tema. Suas avaliações e conclusões estão respaldadas em estudos acadêmicos divulgados por instituições de grande respeitabilidade e de diversas áreas.O livro é divido em duas partes. Na primeira, Gustavo apresenta o tema educação e crescimento econômico de forma global. Na segunda, fala especificamente do caso brasileiro. A ignorância custa um mundo mostra que o Brasil deve, com urgência, empenhar-se na diminuição das desigualdades sociais e educacionais para alcançar maior nível de desenvolvimento econômico em um futuro não tão distante.
Publicado por: Objetiva | Data de publicação: 31/08/2016
Detalhes sobre o livro digital: eBook Kindle, 332 páginas
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