PDF sobre políticas educacionais brasileiras: 1 a 10 de 440 arquivos da pesquisa em BuscaPDF [gl]

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Relações de força e políticas educacionais no Brasil: a caixa de Pandora brasileira

https://play.google.com/store/books/details?id=MCXjDQAAQBAJ&...
O que Pandora e sua caixa pode nos revelar sobre a política educacional brasileira? O tema da centralidade da educação básica e sua incorporação como direito social transpassa todo este livro com um enfoque teórico que se propõe a desvelar a realidade a partir de suas contradições e relações entre singularidade, particularidade e universalidade. A análise se propôs a entender o seu desenvolvimento histórico a partir de sua gênese, captando categorias mediadoras para apreender a totalidade. Concentramos nossa análise nas políticas governamentais para a Educação Básica no Brasil porque diante da complexidade e da desigualdade do sistema educacional brasileiro qualquer estudo abarca um conjunto de escolhas que estão conectadas com a nossa trajetória. Sendo assim, as relações de força organizam e estruturam as políticas educacionais brasileiras, com o objetivo de criar e/ou fortalecer uma sociabilidade, de acordo com a conjuntura e pautada nos interesses dos governos. Nossa análise terá como referencial teórico a perspectiva gramsciana da centralidade da política. A política como aporte teórico está relacionada à ideia de entendimento do programa de ação do Estado Brasileiro no seu sistema educacional.
Publicado por Gramma em 12/01/2017
Detalhes sobre o arquivo: 228 páginas.

O Embate em Torno das Políticas Educacionais para Surdos

books.google.com.br/books?id=ZTFDCwAAQBAJ&dq=pol%C3%A...
O livro é uma publicação que despertará nos leitores a importância histórica, cultural, social, político, econômico e educacional dos Surdos e todo processo de resistência e luta que por meio da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), vão ganhando espaço nas Políticas Educacionais Brasileira, a saber, uma nova característica voltada para atender os Surdos.
Publicado por Paco Editorial em 01/12/2015
Detalhes sobre o arquivo: 316 páginas.

A construção do perfil do assistente social no cenário educacional

https://play.google.com/store/books/details?id=P85GEGSQ_Z0C&...
O tema do livro é a presença do Serviço Social na política educacional, como propositor e elaborador de projetos, levando-se em consideração o trabalho profissional realizado na educação em diversos estados e municípios brasileiros, desde a origem da profissão. A investigação foi teve como suporte a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, realizada na Secretaria de Educação do município de Barretos/SP. A autora salienta a importância do Serviço Social em diversas cidades brasileiras e os projetos de lei existentes como proposta de se efetivar legalmente a atuação dos assistentes sociais na Educação. Ressalta ainda a crescente participação dos profissionais da área nas esferas estaduais e municipais, onde atuam em equipes interdisciplinares na elaboração de diretrizes e planos para uma educação de acesso a todos os cidadãos.
Publicado por SciELO - Editora UNESP em 01/01/2009
Detalhes sobre o arquivo: 233 páginas.

Politica Educacional E Educacao Fisica

books.google.com.br/books?id=e7bldQ9jc9AC&dq=pol%C3%A...
Publicado por Autores Associados em 22/07/1999
Detalhes sobre o arquivo: 93 páginas.

Políticas educacionais em crise e a prática docente

books.google.com.br/books?id=DaA7Cd3JEkAC&dq=pol%C3%A...
Várias iniciativas voltadas para a construção de políticas nacionais que viabilizassem programas na área de educação para todas as camadas sociais foram traçadas depois do Plano Decenal. Por ironia, falta de vontade política ou pelo caráter inexeqüível, esses projetos nunca saíram das sombrias gavetas dos gabinetes dos responsáveis pelo processo de ensino. Apesar disso, algumas medidas, ainda que sem um nível de qualidade apropriado, acabaram contribuindo para facilitar o acesso à escola. A presente obra versa justamente sobre temas relacionados exclusivamente às políticas educacionais em vigência e explicita o resultado de pesquisas realizadas conforme as diretrizes adotadas pelo Ministério da Educação. Constitui-se em fonte de consulta para acadêmicos, professores de cursos de licenciaturas, profissionais e autoridades envolvidas com o processo educacional.
Publicado por Editora da ULBRA em 22/07/2017
Detalhes sobre o arquivo: 176 páginas.

Políticas Públicas

https://play.google.com/store/books/details?id=wkXZfZ_eh-cC&...
Publicado por IESDE BRASIL SA em 22/07/2017
Detalhes sobre o arquivo: 176 páginas.

Políticas Públicas Em Educação

https://play.google.com/store/books/details?id=H-GAq3RcUAoC&...
Publicado por IESDE BRASIL SA em 22/07/2017
Detalhes sobre o arquivo: 176 páginas.

A mundialização da educação

books.google.com.br/books?id=m0GaJyi6W-oC&dq=pol%C3%A...
Publicado por UFAL em 22/07/2017
Detalhes sobre o arquivo: 304 páginas.

A Educação Básica Brasileira no Século XXI

books.google.com.br/books?id=BT-7DQAAQBAJ&dq=pol%C3%A...
Uma educação sem exclusão é um dos temas essenciais no Estado de direito no Brasil, mas é claramente afetada pelas políticas públicas e sociais, flexibilização e precarização das condições de trabalho, ajustes econômicos e privatizações. Chegamos ao século XXI, parafraseando o poeta, “Educação: a que(m) será que se destina?” O presente livro procura discutir os limites e possibilidades da educação básica brasileira no século XXI. Temas como as políticas para a educação básica, a gestão, o financiamento, a inclusão, as etapas e modalidades, a temática étnico-racial e a formação de professores, entre outros, são discutidos tendo por referência a prática diária e teorias de pesquisa em educação.
Publicado por Paco Editorial em 16/12/2016
Detalhes sobre o arquivo: 364 páginas.

Avaliação educacional: desatando e reatando nós

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A avaliação do contexto da instituição educacional pode ser vista de vários ângulos, desde o ponto de vista estritamente didático e das estratégias de avaliação da aprendizagem escolar até questões epistemológicas, sociais e políticas que estão implicadas na instituição educacional e em outras instituições que envolvem relações de saber-poder. Esse livro expressa um explícito compromisso com a qualidade e democratização da educação e praticando um diálogo que envolve muitas vozes. Esse compromisso será compartilhado com o leitor, especialista ou não.
Publicado por SciELO - EDUFBA em 01/01/2009
Detalhes sobre o arquivo: 349 páginas.
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