PDF sobre políticas educacionais brasileiras: 1 a 10 de 615 arquivos da pesquisa em BuscaPDF [gl]

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Relações de força e políticas educacionais no Brasil: a caixa de Pandora brasileira

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O que Pandora e sua caixa pode nos revelar sobre a política educacional brasileira? O tema da centralidade da educação básica e sua incorporação como direito social transpassa todo este livro com um enfoque teórico que se propõe a desvelar a realidade a partir de suas contradições e relações entre singularidade, particularidade e universalidade. A análise se propôs a entender o seu desenvolvimento histórico a partir de sua gênese, captando categorias mediadoras para apreender a totalidade. Concentramos nossa análise nas políticas governamentais para a Educação Básica no Brasil porque diante da complexidade e da desigualdade do sistema educacional brasileiro qualquer estudo abarca um conjunto de escolhas que estão conectadas com a nossa trajetória. Sendo assim, as relações de força organizam e estruturam as políticas educacionais brasileiras, com o objetivo de criar e/ou fortalecer uma sociabilidade, de acordo com a conjuntura e pautada nos interesses dos governos. Nossa análise terá como referencial teórico a perspectiva gramsciana da centralidade da política. A política como aporte teórico está relacionada à ideia de entendimento do programa de ação do Estado Brasileiro no seu sistema educacional.
Publicado por Gramma em 12/01/2017
Detalhes sobre o arquivo: 228 páginas.

A construção do perfil do assistente social no cenário educacional

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O tema do livro é a presença do Serviço Social na política educacional, como propositor e elaborador de projetos, levando-se em consideração o trabalho profissional realizado na educação em diversos estados e municípios brasileiros, desde a origem da profissão. A investigação foi teve como suporte a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, realizada na Secretaria de Educação do município de Barretos/SP. A autora salienta a importância do Serviço Social em diversas cidades brasileiras e os projetos de lei existentes como proposta de se efetivar legalmente a atuação dos assistentes sociais na Educação. Ressalta ainda a crescente participação dos profissionais da área nas esferas estaduais e municipais, onde atuam em equipes interdisciplinares na elaboração de diretrizes e planos para uma educação de acesso a todos os cidadãos.
Publicado por SciELO - Editora UNESP em 01/01/2009
Detalhes sobre o arquivo: 233 páginas.

Práticas educativas

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Esta obra tem como foco a investigação dos processos de apropriação, pelos professores, das novas concepções de ensino-aprendizagem, de alfabetização e de letramento, e analisar a forma como essas concepções estão presentes nas práticas pedagógicas
Publicado por Editora E-papers em 01/01/2007
Detalhes sobre o arquivo: 261 páginas.

Análise dos sistemas de educação superior no Brasil e em Portugal : o que apontam as políticas educacionais

books.google.com.br/books?id=813PAihVNywC&dq=pol%C3%A...
Publicado por EDIPUCRS em 01/01/2007
Detalhes sobre o arquivo: 261 páginas.

Políticas educacionais em crise e a prática docente

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Várias iniciativas voltadas para a construção de políticas nacionais que viabilizassem programas na área de educação para todas as camadas sociais foram traçadas depois do Plano Decenal. Por ironia, falta de vontade política ou pelo caráter inexeqüível, esses projetos nunca saíram das sombrias gavetas dos gabinetes dos responsáveis pelo processo de ensino. Apesar disso, algumas medidas, ainda que sem um nível de qualidade apropriado, acabaram contribuindo para facilitar o acesso à escola. A presente obra versa justamente sobre temas relacionados exclusivamente às políticas educacionais em vigência e explicita o resultado de pesquisas realizadas conforme as diretrizes adotadas pelo Ministério da Educação. Constitui-se em fonte de consulta para acadêmicos, professores de cursos de licenciaturas, profissionais e autoridades envolvidas com o processo educacional.
Publicado por Editora da ULBRA em 17/02/2018
Detalhes sobre o arquivo: 176 páginas.

Dimensões rurais de políticas brasileiras

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As principais questões rurais brasileiras no início do século XXI podem ser visualizadas nos textos apresentados nesta coletânea, que têm um objeto comum: o desenvolvimento em suas codeterminações com a agricultura e a sociedade abrangente. Aspectos agrários, agrícolas e ambientais, assim como atores e poderes atuantes no mundo rural contemporâneo, são analisados por seus autores, que enfocam as dimensões rurais do desenvolvimento nacional e territorial, tendo em vista a compreensão dos processos de construção da cidadania e da democracia. Estratégias, interesses, hábitos, valores e configurações de atores e instituições são revelados em um contexto no qual a mundialização da indústria da vida, a configuração de um capitalismo verde e ecológico, a crise financeira e os conhecimentos científico e técnico do código e da engenharia genética indicam novos tempos. As políticas sociais, culturais e econômicas do desenvolvimento nacional ressignificam a política, e com ela o discurso político, ressignificando o rural como lugar da polis, da cidade e da cidadania e, em seu sentido amplo, da política.
Publicado por Mauad Editora Ltda em 06/05/2014
Detalhes sobre o arquivo: 176 páginas.

Avaliação do Ensino Superior em Enfermagem - Vivências no SINAES

books.google.com.br/books?id=9hJG-ZCF0jYC&dq=pol%C3%A...
?Avaliação do Ensino Superior em Enfermagem- Vivências no SINAES?apresenta ao leitor, uma oportunidade de reflexão sobre o Sistema Nacionalde Avaliação do Ensino Superior (SINAES) a partir de vivências decoordenadores de curso de bacharel em enfermagemÉ preciso compreender que os processos avaliativos estão presentes a todoo momento nas instituições de ensino superior e, partir dos resultados há quese perguntar Qual caminho seguir? As informações sobre o curso são geradase podem ser úteis em prol da qualidade do curso, em contrapartida, respostasprecisam ser dadas frente aos resultados das avaliaçõesA obra consiste em uma análise das vivências e influências do SINAES e suaaplicabilidade na gestão de curso de graduação em enfermagem Afim de que,conhecendo tais vivências, tanto os coordenadores, também reconhecidoscomo gestores de curso, quanto diretores, professores e acadêmicos possamtrabalhar em conjunto pela excelência no ensino de enfermagem, visto quetodos são avaliados e avaliadores no SINAES
Publicado por biblioteca24horas em 06/05/2014
Detalhes sobre o arquivo: 56 páginas.

Educação e contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas

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A aplicação das tecnologias de informação e comunicação à educação (como o uso dos games como locus de aprendizagem e a midiatização do conhecimento na EAD), o reconhecimento da diversidade cultural, a valorização das trocas interculturais, a importância da ética e dos valores e da história oral de vida, a definição de políticas públicas e a atualidade do pensamento de Freinet, Vigotsky e Paulo Freire são alguns dos temas discutidos neste livro. Se seu tema central é a educação e os desafios que a contemporaneidade apresenta para a formação de profissionais da área, sua maior virtude é não desconhecer as densidades interpretativas que surgem com estas reflexões
Publicado por SciELO - EDUFBA em 01/01/2009
Detalhes sobre o arquivo: 400 páginas.

Formação e Políticas Públicas na Educação

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Este livro sobre formação de professores e políticas educacionais acolhe uma diversididade de textos de intelectuais da área que se reuniram em Ouro Preto, convocados pelo Simpoed - Simpósio deFormação e Profissão Docente. As mesas de debate organizadas no evento produziram uma reflexão importante e não poderíamos privar o leitor desse material. Os organizadores pensaram o livro em três partes: a primeira reúne textos sobre as políticas de formação de professores no Brasil com a contribuição de dois textos que dirigem seu olhar sobre a mesma temática na América do Sul (Colômbia e Venezuela). Na segunda parte, o livro reúne as reflexões em torno das políticas educacionais com ênfase nos espaços e sujeitos da educação. Para concluir, a terceira parte do livro traz uma abordagem sobre os sujeitos signatários das políticas educativas – as questões da avaliação e do trabalho docente.
Detalhes sobre o arquivo: 296 páginas.

O Embate em Torno das Políticas Educacionais para Surdos

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O livro é uma publicação que despertará nos leitores a importância histórica, cultural, social, político, econômico e educacional dos Surdos e todo processo de resistência e luta que por meio da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), vão ganhando espaço nas Políticas Educacionais Brasileira, a saber, uma nova característica voltada para atender os Surdos.
Publicado por Paco Editorial em 01/12/2015
Detalhes sobre o arquivo: 316 páginas.
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