PDF sobre políticas educacionais brasileiras: 1 a 10 de 630 arquivos da pesquisa em BuscaPDF [gl]

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Relações de força e políticas educacionais no Brasil: a caixa de Pandora brasileira

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O que Pandora e sua caixa pode nos revelar sobre a política educacional brasileira? O tema da centralidade da educação básica e sua incorporação como direito social transpassa todo este livro com um enfoque teórico que se propõe a desvelar a realidade a partir de suas contradições e relações entre singularidade, particularidade e universalidade. A análise se propôs a entender o seu desenvolvimento histórico a partir de sua gênese, captando categorias mediadoras para apreender a totalidade. Concentramos nossa análise nas políticas governamentais para a Educação Básica no Brasil porque diante da complexidade e da desigualdade do sistema educacional brasileiro qualquer estudo abarca um conjunto de escolhas que estão conectadas com a nossa trajetória. Sendo assim, as relações de força organizam e estruturam as políticas educacionais brasileiras, com o objetivo de criar e/ou fortalecer uma sociabilidade, de acordo com a conjuntura e pautada nos interesses dos governos. Nossa análise terá como referencial teórico a perspectiva gramsciana da centralidade da política. A política como aporte teórico está relacionada à ideia de entendimento do programa de ação do Estado Brasileiro no seu sistema educacional.
Publicado por Gramma em 12/01/2017
Detalhes sobre o arquivo: 228 páginas.

O Embate em Torno das Políticas Educacionais para Surdos

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O livro é uma publicação que despertará nos leitores a importância histórica, cultural, social, político, econômico e educacional dos Surdos e todo processo de resistência e luta que por meio da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), vão ganhando espaço nas Políticas Educacionais Brasileira, a saber, uma nova característica voltada para atender os Surdos.
Publicado por Paco Editorial em 01/12/2015
Detalhes sobre o arquivo: 316 páginas.

Políticas Educacionais e Formação de Professores

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Políticas educacionais e formação de professores: experiências e práticas pedagógicas é uma coletânea do Congresso Internacional de Educação (CIEC), que acontece anualmente na cidade de Cáceres/MT, desde o ano de 2012, e conta com a participação e contribuição de educadores e acadêmicos de diversas instituições do Brasil e do exterior. Uma das características principais do CIEC é derrubar as barreiras entre "Eles" e "Nós", permitindo que todos compartilhem experiências – professores, do Ensino Básico e Superior, acadêmicos e gestores. Enfim, todos juntos fazem a construção e a reflexão entre prática e teoria. Desde o seu primeiro ano, o evento tem a preocupação de avaliar as necessidades dos participantes, em suas diversas identidades – alunos, professores e colaboradores em geral –, para construção de um trabalho significativo na educação. Em seu quarto ano, o CIEC consolida-se e materializa-se com esta obra viva, enunciada por diferentes vozes, oriundas das mais variadas instituições, e de posições ideológicas de diferentes sujeitos. A soma dessas diferenças resulta neste interessante trabalho de reflexão em busca de alternativas de melhorias na e para a educação. Dessa forma, este livro destina-se a professores e a todos aqueles que acreditam na educação, em seu sentido real e significativo, a qual nos dá autonomia para vivermos como sujeitos livres e conscientes. Educação que vai além de transmissão conteudista; educação para a vida. Nesse pensamento, organizou-se esta coletânea, que reúne valiosas contribuições teóricas e práticas de professores que acreditam e fazem a diferença frente ao complexo desafio educacional.
Publicado por Appris Editora e Livraria Eireli - ME em 01/01/2016
Detalhes sobre o arquivo: 289 páginas.

A construção do perfil do assistente social no cenário educacional

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O tema do livro é a presença do Serviço Social na política educacional, como propositor e elaborador de projetos, levando-se em consideração o trabalho profissional realizado na educação em diversos estados e municípios brasileiros, desde a origem da profissão. A investigação foi teve como suporte a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, realizada na Secretaria de Educação do município de Barretos/SP. A autora salienta a importância do Serviço Social em diversas cidades brasileiras e os projetos de lei existentes como proposta de se efetivar legalmente a atuação dos assistentes sociais na Educação. Ressalta ainda a crescente participação dos profissionais da área nas esferas estaduais e municipais, onde atuam em equipes interdisciplinares na elaboração de diretrizes e planos para uma educação de acesso a todos os cidadãos.
Publicado por SciELO - Editora UNESP em 01/01/2009
Detalhes sobre o arquivo: 233 páginas.

Gestão Escolar e Políticas Públicas Educacionais

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A organização deste livro resulta da necessidade de compreender como vem se consolidando as políticas públicas educacionais no espaço escolar e todos os desafios que este processo impõe. Os estudos publicados procuram apresentar um retrato fiel da escola pública na atualidade, construído por meio de entrevistas e visitas de observação sistemáticas que nos permitiram um diálogo aberto com os sujeitos que, na prática, vivenciam os diversos problemas ocasionados pela imposição de políticas públicas educacionais que, não raramente, desconsideram o caráter heterogêneo das nossas escolas. Conquanto as políticas de regulação e controle da atividade pedagógica escolar seja uma realidade, nossas pesquisas tentam realizar um embate entre o prescrito e o real, no sentido de apontar caminhos de superação da visão de uma escola passiva frente a esses mecanismos regulatórios para uma escola ativa, que, dentro dos limites que se apresentam na conjuntura atual, é capaz de propor caminhos, visando ao atendimento de objetivos educacionais próprios e não apenas os delineados fora e acima dela.
Publicado por Appris Editora e Livraria Eireli - ME em 01/01/2013
Detalhes sobre o arquivo: 222 páginas.

Políticas educacionais em crise e a prática docente

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Várias iniciativas voltadas para a construção de políticas nacionais que viabilizassem programas na área de educação para todas as camadas sociais foram traçadas depois do Plano Decenal. Por ironia, falta de vontade política ou pelo caráter inexeqüível, esses projetos nunca saíram das sombrias gavetas dos gabinetes dos responsáveis pelo processo de ensino. Apesar disso, algumas medidas, ainda que sem um nível de qualidade apropriado, acabaram contribuindo para facilitar o acesso à escola. A presente obra versa justamente sobre temas relacionados exclusivamente às políticas educacionais em vigência e explicita o resultado de pesquisas realizadas conforme as diretrizes adotadas pelo Ministério da Educação. Constitui-se em fonte de consulta para acadêmicos, professores de cursos de licenciaturas, profissionais e autoridades envolvidas com o processo educacional.
Publicado por Editora da ULBRA em 26/09/2017
Detalhes sobre o arquivo: 176 páginas.

Educação e Linguagens: Tecendo Novos Olhares

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Este segundo volume do livro Educação e linguagens tem como objetivo apresentar novos olhares para as questões da educação pensadas pelo grupo de professores pesquisadores que participaram da II Semana Científica da UNEB, realizada em setembro de 2015 no DCH Campus IX. Sua composição, a exemplo do primeiro volume, retoma a proposta de organizar um mosaico multifacetado composto por um conjunto de textos que apresentam autonomia temática sem desvirtuar o entrecruzamento que lhes é peculiar, por se situarem todos no campo das práticas pedagógicas, da extensão e da pesquisa. A partir dos dois eixos estruturantes – Educação e Linguagens – as vozes dos autores ganham uma dimensão polifônica que permeia temas como: pesquisa em educação, educação inclusiva, práticas de linguagem na educação, aspectos teórico-metodológicos da prática pedagógica e educação como práxis social, dentre outros de grande relevância para todos os envolvidos na gama de objetivos e metas que constituem as molas mestras da docência em seus diferentes níveis. Com a finalidade de situar uma possível trajetória de leitura, a organização dos capítulos obedeceu a essa aproximação temática retomando a feição do volume anterior, constituído por blocos, na tentativa de entretecer um fio compositivo agregador das diferentes nuances presentes no discurso desses autores, destacadamente no que diz respeito aos lugares de fala de cada um(a) ou do grupo que se fez representar em cada capítulo. Resultaram dessa composição cinco blocos temáticos agregadores dos 11 capítulos que formam o corpo textual do livro. O conjunto de trabalhos que compõem este livro representa mais um passo para a consolidação do Campus IX da UNEB como espaço articulador de pesquisas que respondam criticamente às demandas socioeducacionais do Oeste da Bahia. Diante dessa iniciativa, parabenizamos aos organizadores e autores pelo cuidado com a semente que foi lançada na I Semana Científica da UNEB.
Publicado por Appris Editora e Livraria Eireli - ME em 01/01/2016
Detalhes sobre o arquivo: 231 páginas.

Políticas Públicas

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Publicado por IESDE BRASIL SA em 01/01/2016
Detalhes sobre o arquivo: 231 páginas.

Políticas Públicas Em Educação

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Publicado por IESDE BRASIL SA em 01/01/2016
Detalhes sobre o arquivo: 231 páginas.

A mundialização da educação

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Publicado por UFAL em 26/09/2017
Detalhes sobre o arquivo: 304 páginas.
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