PDF sobre rio-negro: 1 a 10 de 2987 arquivos da pesquisa em BuscaPDF

Álbum de Figurinhas Oficial da Copa do Mundo da Rússia 2018 - Colecione!

Mapa-Livro Povos Indígenas do Rio Negro

issuu.com/instituto-socioambiental/docs/mapa-livro_rn...
A publicação é uma introdução à diversidade socioambiental da região do alto e médio rio Negro, no noroeste da Amazônia brasileira. É composta pelo mapa Terras e Comunidades Indígenas no Alto e Médio Rio Negro e por livro de textos com fotos, iconografia e mapas temáticos. Trata-se de uma publicação de referência que se destina, prioritariamente, a um público local de multiplicadores indígenas (lideranças, professores e agentes de saúde) e profissionais de instituições de serviços, públicas ou privadas, que atuam na região. Os mapas temáticos apresentam as famílias lingüísticas da região, etnias, classe de solo, povoados e paisagens florestais. Os textos tratam da diversidade cultural e lingüística do Rio Negro; conta uma história da ocupação daquela região e detalha a ecologia e o manejo ambiental no Alto e Médio Rio Negro. Conta ainda da história de chegada dos primeiros europeus e do contato como os povos nativos até a demarcação das terras indígenas em meados dos
Enviado por instituto-socioambiental em 07/05/2006
Detalhes sobre o arquivo: 130 páginas.

Santa Isabel do Rio Negro (AM)

issuu.com/instituto-socioambiental/docs/pesquisa_sant...
A publicação "Santa Isabel do Rio Negro (AM) : situação socioambiental de uma cidade ribeirinha no noroeste da Amazônia brasileira" apresenta resultados de uma pesquisa realizada em 2006, numa parceria entre o Instituto Socioambiental (ISA), a Associação das Comunidades Indígenas do Médio Rio Negro (ACIMRN) e a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), como parte do movimento indígena de descer o rio em direção a Manaus. A pesquisa foi concebida com o objetivo de levantar informações gerais sobre o perfil da população que reside na sede municipal de Santa Isabel do Rio Negro. A sistematização e divulgação dos resultados desta pesquisa contribuem para a compreensão da história de ocupação e do modo de viver da população em um dos municípios mais “invisíveis” do Amazonas.
Enviado por instituto-socioambiental em 01/06/2008
Detalhes sobre o arquivo: 26 páginas.

Visões do Rio Negro

issuu.com/instituto-socioambiental/docs/visoes_rn...
A publicação Visões do Rio Negro construindo uma rede socioambiental na maior bacia de águas pretas do mundo traz os debates, sugestões e recomendações do Seminário Visões do Rio Babel, conversas sobre o futuro do Rio Negro, realizado em Manaus em maio de 2007, pelo ISA em parceria com a Fundação Vitória Amazônica (FVA). "O que será da Bacia do Rio Negro daqui a 50 anos?", foi um dos motes propostos pelos organizadores do evento, o ISA e a Fundação Vitória Amazônica (FVA).
Enviado por instituto-socioambiental em 08/11/2009
Detalhes sobre o arquivo: 106 páginas.

Boletim Rio Negro Socioambiental no. 3

issuu.com/instituto-socioambiental/docs/boletimrn03...
Boletim de notícias sobre a região do Rio Negro (AM) publicado pelo Instituto Socioambiental. "Ordenamento territorial é condição para desenvolvimento sustentável do Médio Rio Negro", no 3, ago/2010
Enviado por instituto-socioambiental em 24/04/2012
Detalhes sobre o arquivo: 15 páginas.

Boletim Rio Negro Socioambiental no. 2

issuu.com/instituto-socioambiental/docs/boletimrn02...
Boletim de notícias sobre a região do Rio Negro (AM) publicado pelo Instituto Socioambiental Nº 2, dez/2009
Enviado por instituto-socioambiental em 01/11/2009
Detalhes sobre o arquivo: 17 páginas.

Rotas de Criação e Transformação: Narrativas de origem dos Povos Indígenas do Rio Negro

issuu.com/instituto-socioambiental/docs/rotas-narrati...
Autor: Geraldo Andrello (org.) Editora: Instituto Socioambiental/FOIRN Este livro dá sequência à série iniciada com "Manejo do Mundo. Conhecimentos e práticas dos povos indígenas do rio Negro", publicado em 2010. Como o primeiro, este volume dedica-se a um tema de enorme relevância na vida dos povos indígenas do rio Negro: a inscrição de suas histórias de origem na paisagem natural. Em seu conjunto, os textos aqui reunidos são o resultado de pesquisas colaborativas e de múltiplos diálogos entre pesquisadores brancos e indígenas acerca de como fazer pesquisa, do que e como registrar, de como tratar das histórias contadas pelos mais velhos e de como estimular os mais jovens a se envolver neste tipo de atividade.
Enviado por instituto-socioambiental em 30/09/2012
Detalhes sobre o arquivo: 266 páginas.

Histórias tuyuka de rir e de assustar

issuu.com/instituto-socioambiental/docs/tuyuka_rir_e_...
Trata-se de uma coletânea de histórias que os Tuyuka costumam contar em festas, reuniões, visitas. Essa tradição oral milenar entre eles passou a ser escrita e as histórias foram lançadas em 2003 em língua tuyuka, no livro Kiti wederira tuoarira. Traduzí-las para o português significa fortalecer a cultura dos Tuyuka que habitam o alto rio Tiquié, na região do alto Rio Negro, noroeste amazônico, além de divulgar o trabalho desenvolvido pelos índios ao público leigo, aos não-índios e às organizações que trabalham com educação indígena. O livro foi publicado pela a Associação Escola Indígena Utapinopona Tuyuka com apoio do Instituto Socioambiental e da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn). Essa escola indígena foi criada e organizada por cinco comunidades tuyuka em 2000 para estabelecer um novo modelo de ensino que respeitasse sua identidade e fortalecesse sua cultura.
Enviado por instituto-socioambiental em 29/02/2004
Detalhes sobre o arquivo: 73 páginas.

Peixe e Gente no Alto Rio Tiquié

issuu.com/instituto-socioambiental/docs/tiquie_peixe_...
Organizado pelo antropólogo Aloisio Cabalzar, ilustrado por Mauro Lopes e com pesquisa ictiológica de Flávio Lima, o livro enfoca a relação dos índios tukano e tuyuka com os peixes do Alto Rio Tiquié, no noroeste da Amazônia, importantes na cosmologia e na alimentação desses povos. A publicação traz pesquisa inédita no Brasil sobre a diversidade de peixes de uma região, a do rio Tiquié, no Alto Rio Negro, reunindo os conhecimentos indígenas e o conhecimento icitiológico. O estudo etnográfico abrange conhecimentos tuyuka e tukano sobre a ecologia de cada espécie, e analisa os mitos e conceitos cosmológicos relacionados à origem dos peixes e suas relações com a humanidade. Já a pesquisa ictiológica se debruça sobre a classificação das espécies de peixes e a descrição de sua morfologia. Os Tukano e os Tuyuka participaram e acompanharam todas as etapas do estudo, que consumiu mais de quatro anos de pesquisa, em um esforço intercultural e interdisciplinar.
Enviado por instituto-socioambiental em 08/05/2005
Detalhes sobre o arquivo: 342 páginas.

Manejo do Mundo - Conhecimentos e Práticas dos Povos Indígenas do Rio Negro

issuu.com/instituto-socioambiental/docs/manejo_do_mun...
Manejo do Mundo é assunto abrangente. São vivências cotidianas e rituais das comunidades ao longo do ciclo anual, no manejo apropriado dos peixes, animais da terra, aves, insetos, das atividades da agricultura, pesca, caça e coleta, das doenças de cada tempo. Esse livro reúne vinte e dois textos sobre conhecimentos indígenas e pesquisas interculturais a respeito do tema, no alto rio Negro (Brasil e Colômbia).
Enviado por instituto-socioambiental em 04/04/2010
Detalhes sobre o arquivo: 240 páginas.

Série Pescarias no Rio Negro 2 - Manejo Pesqueiro no Médio Rio Negro – Barcelos

issuu.com/instituto-socioambiental/docs/manejo_pesque...
Esta publicação em formato de dois mapas-folders, um para o município de Santa Isabel do Rio Negro e outro para Barcelos, resume um processo de três anos de estudos, discussão e articulação política em torno das atividades pesqueiras da região, com objetivo de subsidiar a efetiva implementação de um ordenamento pesqueiro que contemple todos os usuários a médio e longo prazo.
Enviado por instituto-socioambiental em 11/03/2012
Detalhes sobre o arquivo: 3 páginas.
[1] 2345Mais
© 2018 BuscaPDF.com.br - Todos os direitos reservados