PDF sobre petarq: 1 a 10 de 22 arquivos da pesquisa em BuscaPDF

A Orla da Lagoa: Desafios frente à ocupação

issuu.com/petarqufsc/docs/__caderno_a_orla_da_lagoa_d...
O processo de produção do espaço urbano vem transformando a paisagem da Ilha de Santa Catarina muitas vezes de forma descontrolada sem um planejamento urbano efetivo como suporte. A preocupação com a preservação de traços importantes da paisagem natural, como a borda d água junto às áreas urbanizadas são principal foco deste trabalho que pretende ser um projeto piloto e exemplo do resgate dos aspecto naturais nos espaços livres públicos. Escolhemos a orla do centrinho da Lagoa da Conceição por ser um dos principais pontos turísticos e também por ser um centro de bairro importante na cidade. Os objetivos deste projeto foram: (i) Mapear os espaços livres públicos e os espaços construídos em área de preservação (que não respeitam os recuos determinados pela legislação) da orla, a fim de ter um diagnóstico preciso das áreas passíveis de intervenção. (ii) Obter uma análise visual da paisagem para identificar os pontos de conflito entre os elementos construídos e a paisagem natu
Enviado por petarqufsc em 28/11/2012
Detalhes sobre o arquivo: 111 páginas.

Acessibilidade e Inclusão nas Instalações da Fundação Catarinense de Educação Especial

issuu.com/petarqufsc/docs/__acessibilidade_espacial_f...
: A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), através de ensino especial, pesquisa, reabilitação, capacitação profissional, produção de material pedagógico adaptado, visa à inclusão de todos os portadores de deficiência em todos os níveis de educação e do mercado de trabalho. Portanto, sua sede, localizada no município de São José, deve criar condições de acessibilidade espacial a todos os seus usuários. O projeto de extensão, uma parceria entre a FCEE e o PET/ARQ, busca eliminar as barreiras arquitetônicas, tornar o espaço legível e compreensível. Dessa forma, todo usuário poderá se descolar com conforto, autonomia e segurança.
Enviado por petarqufsc em 31/10/2005
Detalhes sobre o arquivo: 80 páginas.

Atributos Arquitetônicos das Aberturas

issuu.com/petarqufsc/docs/atributosarquitetonicosdasa...
Este trabalho constitui-se em um estudo-piloto sobre atributos arquitetônicos das aberturas, visando analisar seus aspectos relativos tanto às condições de uso dos ambientes, quanto aos benefícios que podem trazer ao aproveitar os recursos da natureza. Os resultados visam apoiar decisões projetuais, oferecendo dese uma conceituação, histórico classificação e formas de aplicação de aberturas externas, passando pela análise de suas relações com o uso humano e suas características ecológicas, para finalmente indicar suas implicações em edificações localizadas em sítios planos ou inclinados, considerando a orientação solar e ainda seu posicionamento lateral ou zenital.
Enviado por petarqufsc em 02/12/2012
Detalhes sobre o arquivo: 87 páginas.
Tags: aberturas · petarq · ufsc

Processo de Crescimento Urbano-Turístico: Estudo de Caso no Norte da Ilha de Santa Catarina

issuu.com/petarqufsc/docs/crescimentourbanoturistico...
Esta pesquisa se deteve na região norte da Ilha de Santa Catarina, mais especificamente, nas praias de Canasvieiras, Jurerê e Cachoeira do Bom Jesus. Com a apreciação dos processos de parcelamento da terra, urbanização e construção de edificações nas localidades escolhidas, buscou-se conhecer e estabelecer diretrizes de qualificação para os processos de crescimento das áreas em questão.
Enviado por petarqufsc em 02/12/2012
Detalhes sobre o arquivo: 124 páginas.

Análise da relação entre AmbienteXUsuário & Propostas Alterações Espaciais em Insituição Infantil

issuu.com/petarqufsc/docs/apocrechewaldemar...
Apresenta-se aqui uma APO desenvolvida na Creche Municipal Waldemar da Silva Filho, em Florianópolis-SC, a partir de uma abordagem multi-métodos que considerou aspectos da Psicologia Ambiental e da Ergonomia. A APO realizada permitiu o reconhecimento de conflitos e deficiências no local, bem como a compreensão da relação entre os seus diversos usuários (pais, alunos, educadores e funcionários) com os ambientes da intituição. Esta análise possibilitou a definição de referências de projeto capazes de embasar diretrizes de adequação do ambiente físico da instituição, considerando aspectos arquitetônicos e paisagísticos. Orientação: Vera Helena Moro Bins Ely e Vanessa Goulart Dorneles. Bolsistas: Flávia Martini Ramos e Mariana Morais Luiz.
Enviado por petarqufsc em 30/11/2012
Detalhes sobre o arquivo: 282 páginas.

Arquitetura em Unidades de Conservação

issuu.com/petarqufsc/docs/arquiteturaemunidadesdecons...
O principal objetivo da pesquisa é a busca de subsídios visando uma melhor organização da área destinada à visitação pública deste parque. Para tanto, além de estudos sobre o referido parque, a pesquisa incorpora conceitos teóricos sobre unidades de conservação e planejamento ambiental, bem como três estudos de similares, com ênfase na análise de suas áreas de visitação pública. Entende-se que estas áreas são importantes na medida em que o visitante, aliado ao desfrute lúdico da natureza, incorpore informações ambientais, passando a ter uma outra visão do significado da unidade conservação e da importância de se preservar esse enorme reservatório de energiavital - a natureza.
Enviado por petarqufsc em 02/12/2012
Detalhes sobre o arquivo: 153 páginas.

Fábrica da Inclusão

issuu.com/petarqufsc/docs/__caderno_fabrica_da_inclus...
O objetivo deste trabalho é um ante-projeto arquitetônico da fábrica, levando em consideração conceitos de Desenho Universal, Acessibilidade Espacial, Sustentabilidade e Eficiência Energética. O projeto de extensão, que também se constitui no Trabalho de Conclusão de Curso da bolsista, se dividirá em duas etapas, durando um semestre cada. A primeira será um estudo bibliográfico sobre os temas, e estudos de casos em fábricas, a fim de embasar o projeto arquitetônico a ser realizado na segunda etapa.
Enviado por petarqufsc em 28/11/2012
Detalhes sobre o arquivo: 86 páginas.

Acessibilidade Espacial no Campus da UFSC

issuu.com/petarqufsc/docs/_acessibilidade_campus_ufsc...
Essa pesquisa buscou avaliar as condições de acessibilidade espacial das edificações e de três percursos no campus da UFSC, destacando as mudanças ocorridas nos últimos cinco anos (2004/2009).
Enviado por petarqufsc em 30/11/2010
Detalhes sobre o arquivo: 177 páginas.

Reflexões e devaneios sobre a emergência da paisagem como fenômeno social no centro de Florianópolis

issuu.com/petarqufsc/docs/reflexoes_paisagem_floriano...
Essa pesquisa buscou analisar comparativamente fotografias antigas e atuais da cidade de Florianópolis, na região do Largo da Alfândega; investigar, nestas fotografias, práticas culturais da população, resultantes da interação com o meio natural; perceber a mudança física na paisagem e por fim identificar e analisar as modificações de usos ocorridas na região.
Enviado por petarqufsc em 30/11/2011
Detalhes sobre o arquivo: 97 páginas.

Acessibilidade Espacial e Inclusão nas Instalações do Colégio de Aplicação da UFSC

issuu.com/petarqufsc/docs/acessibilidadecolegioaplica...
A plena inclusão dos alunos com deficiência, que atualmente frequentam o ensino regular, só será efetivada se as escolas forem acessíveis. Com o intuito de garantir essa inclusão, desenvolveu-se com a parceria do Grupo PET/ARQ/UFSC, o projeto de extensão intitulado "Acessibilidade Espacial e Inclusão nas Instalações do Colégio de Aplicação da UFSC". O Objetivo principal foi avaliar as condições de acessibilidade espacial da escola e propor diretrizes de projeto. Este caderno apresenta todas as etapas do projeto de extensão realizadas entre os anos de 2005 e 206.
Enviado por petarqufsc em 02/12/2012
Detalhes sobre o arquivo: 162 páginas.
[1] 23Mais
© 2019 BuscaPDF.com.br - Todos os direitos reservados