PDF sobre políticas educacionais brasileiras: 1 a 10 de 777 arquivos da pesquisa em BuscaPDF [gl]

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Relações de força e políticas educacionais no Brasil: a caixa de Pandora brasileira

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O que Pandora e sua caixa pode nos revelar sobre a política educacional brasileira? O tema da centralidade da educação básica e sua incorporação como direito social transpassa todo este livro com um enfoque teórico que se propõe a desvelar a realidade a partir de suas contradições e relações entre singularidade, particularidade e universalidade. A análise se propôs a entender o seu desenvolvimento histórico a partir de sua gênese, captando categorias mediadoras para apreender a totalidade. Concentramos nossa análise nas políticas governamentais para a Educação Básica no Brasil porque diante da complexidade e da desigualdade do sistema educacional brasileiro qualquer estudo abarca um conjunto de escolhas que estão conectadas com a nossa trajetória. Sendo assim, as relações de força organizam e estruturam as políticas educacionais brasileiras, com o objetivo de criar e/ou fortalecer uma sociabilidade, de acordo com a conjuntura e pautada nos interesses dos governos. Nossa análise terá como referencial teórico a perspectiva gramsciana da centralidade da política. A política como aporte teórico está relacionada à ideia de entendimento do programa de ação do Estado Brasileiro no seu sistema educacional.
Publicado por Gramma em 12/01/2017
Detalhes sobre o arquivo: 228 páginas.

A construção do perfil do assistente social no cenário educacional

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O tema do livro é a presença do Serviço Social na política educacional, como propositor e elaborador de projetos, levando-se em consideração o trabalho profissional realizado na educação em diversos estados e municípios brasileiros, desde a origem da profissão. A investigação foi teve como suporte a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, realizada na Secretaria de Educação do município de Barretos/SP. A autora salienta a importância do Serviço Social em diversas cidades brasileiras e os projetos de lei existentes como proposta de se efetivar legalmente a atuação dos assistentes sociais na Educação. Ressalta ainda a crescente participação dos profissionais da área nas esferas estaduais e municipais, onde atuam em equipes interdisciplinares na elaboração de diretrizes e planos para uma educação de acesso a todos os cidadãos.
Publicado por SciELO - Editora UNESP em 01/01/2009
Detalhes sobre o arquivo: 233 páginas.

O Embate em Torno das Políticas Educacionais para Surdos

books.google.com.br/books?id=ZTFDCwAAQBAJ&dq=pol%C3%A...
O livro é uma publicação que despertará nos leitores a importância histórica, cultural, social, político, econômico e educacional dos Surdos e todo processo de resistência e luta que por meio da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), vão ganhando espaço nas Políticas Educacionais Brasileira, a saber, uma nova característica voltada para atender os Surdos.
Publicado por Paco Editorial em 01/12/2015
Detalhes sobre o arquivo: 316 páginas.

Políticas Educacionais e Formação de Professores

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Políticas educacionais e formação de professores: experiências e práticas pedagógicas é uma coletânea do Congresso Internacional de Educação (CIEC), que acontece anualmente na cidade de Cáceres/MT, desde o ano de 2012, e conta com a participação e contribuição de educadores e acadêmicos de diversas instituições do Brasil e do exterior. Uma das características principais do CIEC é derrubar as barreiras entre "Eles" e "Nós", permitindo que todos compartilhem experiências – professores, do Ensino Básico e Superior, acadêmicos e gestores. Enfim, todos juntos fazem a construção e a reflexão entre prática e teoria. Desde o seu primeiro ano, o evento tem a preocupação de avaliar as necessidades dos participantes, em suas diversas identidades – alunos, professores e colaboradores em geral –, para construção de um trabalho significativo na educação. Em seu quarto ano, o CIEC consolida-se e materializa-se com esta obra viva, enunciada por diferentes vozes, oriundas das mais variadas instituições, e de posições ideológicas de diferentes sujeitos. A soma dessas diferenças resulta neste interessante trabalho de reflexão em busca de alternativas de melhorias na e para a educação. Dessa forma, este livro destina-se a professores e a todos aqueles que acreditam na educação, em seu sentido real e significativo, a qual nos dá autonomia para vivermos como sujeitos livres e conscientes. Educação que vai além de transmissão conteudista; educação para a vida. Nesse pensamento, organizou-se esta coletânea, que reúne valiosas contribuições teóricas e práticas de professores que acreditam e fazem a diferença frente ao complexo desafio educacional.
Publicado por Appris Editora e Livraria Eireli - ME em 01/01/2016
Detalhes sobre o arquivo: 289 páginas.

A mundialização da educação

books.google.com.br/books?id=m0GaJyi6W-oC&dq=pol%C3%A...
Publicado por UFAL em 22/07/2018
Detalhes sobre o arquivo: 304 páginas.

Políticas educacionais em crise e a prática docente

books.google.com.br/books?id=DaA7Cd3JEkAC&dq=pol%C3%A...
Várias iniciativas voltadas para a construção de políticas nacionais que viabilizassem programas na área de educação para todas as camadas sociais foram traçadas depois do Plano Decenal. Por ironia, falta de vontade política ou pelo caráter inexeqüível, esses projetos nunca saíram das sombrias gavetas dos gabinetes dos responsáveis pelo processo de ensino. Apesar disso, algumas medidas, ainda que sem um nível de qualidade apropriado, acabaram contribuindo para facilitar o acesso à escola. A presente obra versa justamente sobre temas relacionados exclusivamente às políticas educacionais em vigência e explicita o resultado de pesquisas realizadas conforme as diretrizes adotadas pelo Ministério da Educação. Constitui-se em fonte de consulta para acadêmicos, professores de cursos de licenciaturas, profissionais e autoridades envolvidas com o processo educacional.
Publicado por Editora da ULBRA em 22/07/2018
Detalhes sobre o arquivo: 176 páginas.

Avaliação educacional: desatando e reatando nós

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A avaliação do contexto da instituição educacional pode ser vista de vários ângulos, desde o ponto de vista estritamente didático e das estratégias de avaliação da aprendizagem escolar até questões epistemológicas, sociais e políticas que estão implicadas na instituição educacional e em outras instituições que envolvem relações de saber-poder. Esse livro expressa um explícito compromisso com a qualidade e democratização da educação e praticando um diálogo que envolve muitas vozes. Esse compromisso será compartilhado com o leitor, especialista ou não.
Publicado por SciELO - EDUFBA em 01/01/2009
Detalhes sobre o arquivo: 349 páginas.

Análise dos sistemas de educação superior no Brasil e em Portugal : o que apontam as políticas educacionais

books.google.com.br/books?id=813PAihVNywC&dq=pol%C3%A...
Publicado por EDIPUCRS em 01/01/2009
Detalhes sobre o arquivo: 349 páginas.

Práticas educativas

books.google.com.br/books?id=MV126jYry7IC&dq=pol%C3%A...
Esta obra tem como foco a investigação dos processos de apropriação, pelos professores, das novas concepções de ensino-aprendizagem, de alfabetização e de letramento, e analisar a forma como essas concepções estão presentes nas práticas pedagógicas
Publicado por Editora E-papers em 01/01/2007
Detalhes sobre o arquivo: 261 páginas.

Educação escolar

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Este livro proporciona aos futuros professores e gestores dos sistemas de ensino e das escolas bases conceituais para uma análise dos aspectos sociopolíticos, históricos, legais, pedagógicos-curriculares e organizacionais da educação escolar brasileira e da organização e gestão da escola, possibilitando uma visão crítico-compreensiva dos contextos em que os profissionais da educação exercem suas atividades. Com esse conteúdo, acredita-se que tais profissionais possam: Situar o sistema escolar brasileiro no contexto das transformações em curso na sociedade contemporânea, Conhecer e analisar as políticas educacionais, as reformas do ensino e os planos e diretrizes, tendo como foco a construção da escola pública brasileira, Conhecer a estrutura e organização do ensino brasileiro, Desenvolver conhecimento e competências para atuarem, de forma eficiente e participativa, nas práticas de organização e de gestão da escola e na transformação dessas práticas.
Publicado por Cortez Editora em 09/11/2017
Detalhes sobre o arquivo: 544 páginas.
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