PDF sobre políticas educacionais brasileiras: 1 a 10 de 744 arquivos da pesquisa em BuscaPDF [gl]

Relações de força e políticas educacionais no Brasil: a caixa de Pandora brasileira

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O que Pandora e sua caixa pode nos revelar sobre a política educacional brasileira? O tema da centralidade da educação básica e sua incorporação como direito social transpassa todo este livro com um enfoque teórico que se propõe a desvelar a realidade a partir de suas contradições e relações entre singularidade, particularidade e universalidade. A análise se propôs a entender o seu desenvolvimento histórico a partir de sua gênese, captando categorias mediadoras para apreender a totalidade. Concentramos nossa análise nas políticas governamentais para a Educação Básica no Brasil porque diante da complexidade e da desigualdade do sistema educacional brasileiro qualquer estudo abarca um conjunto de escolhas que estão conectadas com a nossa trajetória. Sendo assim, as relações de força organizam e estruturam as políticas educacionais brasileiras, com o objetivo de criar e/ou fortalecer uma sociabilidade, de acordo com a conjuntura e pautada nos interesses dos governos. Nossa análise terá como referencial teórico a perspectiva gramsciana da centralidade da política. A política como aporte teórico está relacionada à ideia de entendimento do programa de ação do Estado Brasileiro no seu sistema educacional.
Publicado por Gramma em 12/01/2017
Detalhes sobre o arquivo: 228 páginas.

Movimento Surdo e suas Repercussões: Tramas nas/das Políticas Educacionais Brasileiras

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O livro Movimento surdo e suas repercussões: tramas das/nas políticas educacionais brasileiras reúne importantes dados e revela as influências nas ações e políticas públicas educacionais voltadas para a educação dessas pessoas, oportunizando visibilidade aos resultados das lutas históricas organizadas e desenvolvidas por eles. São apresentadas as inter-relações entre o movimento socialmente organizado pela comunidade Surda brasileira em favor de sua escolarização, como foco elementar à compreensão de sua atuação no estabelecimento das políticas de inclusão educacional. Entende-se que o estabelecimento de políticas educacionais para estudantes surdos enfrenta, no mínimo, um duplo sistema de problemas relacionados aos poderes e saberes das políticas para ouvintes, que giram em torno da questão da deficiência e das modalidades de comunicação e de linguagem para os Surdos.
Publicado por Appris Editora e Livraria Eireli - ME em 22/10/2018
Detalhes sobre o arquivo: 153 páginas.

A construção do perfil do assistente social no cenário educacional

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O tema do livro é a presença do Serviço Social na política educacional, como propositor e elaborador de projetos, levando-se em consideração o trabalho profissional realizado na educação em diversos estados e municípios brasileiros, desde a origem da profissão. A investigação foi teve como suporte a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, realizada na Secretaria de Educação do município de Barretos/SP. A autora salienta a importância do Serviço Social em diversas cidades brasileiras e os projetos de lei existentes como proposta de se efetivar legalmente a atuação dos assistentes sociais na Educação. Ressalta ainda a crescente participação dos profissionais da área nas esferas estaduais e municipais, onde atuam em equipes interdisciplinares na elaboração de diretrizes e planos para uma educação de acesso a todos os cidadãos.
Publicado por SciELO - Editora UNESP em 01/01/2009
Detalhes sobre o arquivo: 233 páginas.

Políticas Educacionais e Formação de Professores

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Políticas educacionais e formação de professores: experiências e práticas pedagógicas é uma coletânea do Congresso Internacional de Educação (CIEC), que acontece anualmente na cidade de Cáceres/MT, desde o ano de 2012, e conta com a participação e contribuição de educadores e acadêmicos de diversas instituições do Brasil e do exterior. Uma das características principais do CIEC é derrubar as barreiras entre "Eles" e "Nós", permitindo que todos compartilhem experiências – professores, do Ensino Básico e Superior, acadêmicos e gestores. Enfim, todos juntos fazem a construção e a reflexão entre prática e teoria. Desde o seu primeiro ano, o evento tem a preocupação de avaliar as necessidades dos participantes, em suas diversas identidades – alunos, professores e colaboradores em geral –, para construção de um trabalho significativo na educação. Em seu quarto ano, o CIEC consolida-se e materializa-se com esta obra viva, enunciada por diferentes vozes, oriundas das mais variadas instituições, e de posições ideológicas de diferentes sujeitos. A soma dessas diferenças resulta neste interessante trabalho de reflexão em busca de alternativas de melhorias na e para a educação. Dessa forma, este livro destina-se a professores e a todos aqueles que acreditam na educação, em seu sentido real e significativo, a qual nos dá autonomia para vivermos como sujeitos livres e conscientes. Educação que vai além de transmissão conteudista; educação para a vida. Nesse pensamento, organizou-se esta coletânea, que reúne valiosas contribuições teóricas e práticas de professores que acreditam e fazem a diferença frente ao complexo desafio educacional.
Publicado por Appris Editora e Livraria Eireli - ME em 01/01/2016
Detalhes sobre o arquivo: 289 páginas.

O Embate em Torno das Políticas Educacionais para Surdos

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O livro é uma publicação que despertará nos leitores a importância histórica, cultural, social, político, econômico e educacional dos Surdos e todo processo de resistência e luta que por meio da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), vão ganhando espaço nas Políticas Educacionais Brasileira, a saber, uma nova característica voltada para atender os Surdos.
Publicado por Paco Editorial em 01/12/2015
Detalhes sobre o arquivo: 316 páginas.

POLÍTICAS PÚBLICAS, ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E A PESQUISA EDUCACIONAL

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Acesso Gratuito: Baixe / Leia / Compartilhe
Publicado por Junqueira&Marin Editores em 03/11/2016
Detalhes sobre o arquivo: 144 páginas.

Empreendedorismo Social e Políticas Públicas na Educação: Possibilidades e Limites

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Enfrentam-se problemas educacionais no Brasil, usualmente, por meio de políticas públicas. Todavia está crescendo no mundo, e de forma mais recente no Brasil, um fenômeno da sociedade civil que busca assumir a corresponsabilidade pelos problemas educacionais e propor soluções para enfrentá-los. Nesse sentido, Empreendedorismo social e políticas públicas na Educação: possibilidades e limites tem como ponto de partida a identificação das possibilidades e dos limites dessa atividade como alternativa no enfrentamento de problemas educacionais. O livro que você tem em mãos estrutura-se em cinco capítulos. No primeiro, trazemos uma introdução à temática, contextualizando o percurso reflexivo e a justificativa que nos levou a escrevê-lo. Em seguida, no segundo capítulo, buscamos explorar de forma panorâmica alguns problemas educacionais brasileiros (passando por problemas públicos e discorrendo sobre a questão da qualidade na educação) e as propostas de enfrentamento frequentes no Brasil (as políticas públicas, especificamente as educacionais), assim como os prováveis limites que elas possuem. No terceiro capítulo, conceituamos e discutimos o empreendedorismo de forma ampla, até chegarmos ao conceito e aos desdobramentos organizacionais do empreendedorismo social, quando então apresentamos algumas provocações sobre o seu surgimento e seus limites. No quarto capítulo, apresentamos três casos de empreendimentos sociais brasileiros que atuam na área educacional, buscando entender suas configurações organizacionais, suas características, suas áreas de atuação e, principalmente, o que pensam os empreendedores sociais que os lideram. Encerramos a obra com considerações, reflexões e sugestões decorrentes da discussão e da transversalidade dos quatro primeiros capítulos. Cabe assinalar que este livro, obviamente, não esgota o tema. Todavia nos candidatamos como um dos possíveis pontos de partida para o estudo e a pesquisa do empreendedorismo social na educação. Recomendamos este livro principalmente para pesquisadores, professores e estudantes que transitam nos campos de Educação, Administração, Políticas Públicas, Empreendedorismo, Empreendedorismo Social e Desenvolvimento Sustentável. Nossa obra também é recomendada para formuladores de políticas públicas, gestores públicos, políticos e empreendedores, sejam eles tradicionais ou sociais.
Publicado por Appris Editora e Livraria Eireli - ME em 06/08/2018
Detalhes sobre o arquivo: 139 páginas.

Políticas educacionais em crise e a prática docente

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Várias iniciativas voltadas para a construção de políticas nacionais que viabilizassem programas na área de educação para todas as camadas sociais foram traçadas depois do Plano Decenal. Por ironia, falta de vontade política ou pelo caráter inexeqüível, esses projetos nunca saíram das sombrias gavetas dos gabinetes dos responsáveis pelo processo de ensino. Apesar disso, algumas medidas, ainda que sem um nível de qualidade apropriado, acabaram contribuindo para facilitar o acesso à escola. A presente obra versa justamente sobre temas relacionados exclusivamente às políticas educacionais em vigência e explicita o resultado de pesquisas realizadas conforme as diretrizes adotadas pelo Ministério da Educação. Constitui-se em fonte de consulta para acadêmicos, professores de cursos de licenciaturas, profissionais e autoridades envolvidas com o processo educacional.
Publicado por Editora da ULBRA em 17/12/2018
Detalhes sobre o arquivo: 176 páginas.

Política Educacional e Modernização Falaciosa no Brasil

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Política educacional e modernização falaciosa no Brasil apresenta uma análise crítica da relação entre o discurso falacioso de modernidade e a política educacional brasileira no período de 1989 a 1994, quando a marca da modernização presente nas políticas educacionais demonstrava que o discurso governamental operava uma inculcação ideológica, segundo a qual a capacidade de operar bem, com eficiência, é atributo exclusivo de iniciativa privada, o que justificava a conservação, a expansão e a radicalização das estruturas básicas do capitalismo, sob as vestes do modelo neoliberal. As políticas governamentais traçadas para a educação brasileira a articularam aos objetivos econômicos, voltados a interesses desvinculados da realidade e das necessidades soci ais do País, retomando o discurso da mesma elite que há décadas governou o Brasil, intensificado pela sobrevalorização dos meios técnicos, desconsiderando o processo de educação como meta do seu povo e instrumento de construção de uma modernidade que significasse ampliação do horizonte de liberdade e justiça social. O livro representa um relevante estudo que retira as máscaras ideológicas que se encontravam encobrindo as intenções políticas embutidas nas propostas de modernização da sociedade brasileira, discutindo e analisando a relação entre modernidade e política educacional, buscando a compreensão explicativa do discurso e das práticas falaciosas no processo modernizador.
Publicado por Appris Editora e Livraria Eireli - ME em 10/05/2018
Detalhes sobre o arquivo: 215 páginas.

Análise dos sistemas de educação superior no Brasil e em Portugal : o que apontam as políticas educacionais

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Publicado por EDIPUCRS em 10/05/2018
Detalhes sobre o arquivo: 215 páginas.
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